Escrito por José Borlido

ABERTURA DA ESCOLA DO MCC 5No passado dia 15 de outubro realizou-se a sessão de abertura da Escola do MCC (Movimento dos Cursilhos de Cristandade) da Diocese de Viana do Castelo, que teve lugar no Centro Paulo VI, em Darque, pelas 21,15horas e foi presidida pelo Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira. Sessão iniciou-se com a celebração de uma Eucaristia, presidida por D. Anacleto e concelebrada pelo Monsenhor Manuel José Vilar, Director da Escola e Padre Torres Lima, Assistente Espiritual do Movimento.

Na homilia D. Anacleto lembrou que estávamos a celebrar a memória de Santa Teresa de Ávila, cuja vida se enquadra bem na dinâmica dos Cursilhos de Cristandade, pois cada Cursilhista encontra-se com Deus, através de um encontro intimo com Jesus Cristo no Cursilho e como dizia Santa Teresa “O amor pode o amor” pode o amor! Porque dá ao sentir-se amado e concluiu; Começamos as actividades do Ano Pastoral da melhor maneira, com a celebração da Eucaristia, onde há o momento único do encontro com Jesus; este Jesus que devo transmitir aos outros sobretudo pelo meu testemunho de vida; amando os nossos irmãos.

Finda a Eucaristia, o Director da Escola Monsenhor Manuel José Vilar, enumerou cada um dos temas e seus palestrantes, para as 13 sessões de Escola, que se centram este Ano Pastoral no grande tema da Evangelização, seguindo a orientação que nos foi apontada pelo nosso Bispo, com a sua recente Carta Pastoral “Somos Igreja que Evangeliza” que deverá ser seguido por toda a Diocese.

A Presidente do MCC, Conceição Ponte, usou da palavra para vincar a riqueza e oportunidade dos temas e lembrou que, por sugestão do nosso Bispo a Escola vai ser aberta a não Cursilhistas, mas abrindo-se a todas as pessoas que queiram enriquecer a sua formação na fé com temas extraordinários.

O Assistente Espiritual do MCC, Padre Torres Lima, sugeriu que as Paróquias que têm Boletim Paroquial, publicitem cada Sessão de Escola e seus palestrantes, a exemplo do que já faz o Jornal Diocesano “Notícias de Viana”.

Encerrou a Sessão de abertura da Escola o Bispo Diocesano D. Anacleto Oliveira que referindo-se ao Calendário da escola apresentado e distribuído referiu: Têm aqui um excelente trabalho de Teologia e é pena que só fique confinado aos Cursilhistas dada a riqueza Teológica dos temas, que foram muito bem escolhidos.

D. Anacleto terminou informando os Cursilhistas presentes «que enchiam literalmente a Capela Grande do Centro Paulo VI», que em Dezembro sairá a primeira edição da nova tradução da Bíblia, que será ainda enriquecida com o contributo dos Cristãos.

A próxima Sessão de Escola terá lugar no dia 29 de outubro, e será palestrante D. Anacleto Oliveira, que apresentará a sua nova Carta Pastoral “Somos Igreja que Evangeliza”.

Pode ver aqui fotografias deste evento.