Escrito por José Borlido

2018 06 04 00001Realizou-se no passado dia 4 de junho no Centro Paulo VI em Darque, a “Sessão de Encerramento da Escola de Cursilhistas do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC) da Diocese de Viana do Castelo”, que foi presidida pelo Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira, ladeado pelo Padre Manuel José Torres Lima, Assistente Espiritual do Movimento e Monsenhor Manuel José da Costa Azevedo Vilar, responsável pela Escola do MCC e Formação de Dirigentes e a Presidente do Secretariado Diocesano, Conceição Ponte.

A Sessão teve início com o balanço anual das actividades da escola, feito pelo Secretário do Movimento, que apresentou uma síntese dos trabalhos apresentados nas 13 sessões de Escola realizadas ao longo do ano Pastoral 2017/2018 e constantes do plano anual, cuja abertura teve início a 16 de outubro de 2017 e em que os temas privilegiaram as comemorações dos 40 anos da Diocese de Viana do Castelo, constando de apenas três temas específicos do Movimentos; que são tratados na outra escola de Formação de Dirigentes.

O trabalho apresentado pretendeu situar os Cursilhistas presentes, no essencial dos trabalhos apresentados pelos vários conferencistas nas treze Sessões de Escola, que foram unanimemente considerados como verdadeiramente enriquecedores e importantes para a formação geral, o que levou no final alguns Cursilhistas presentes a agradecer aos palestrantes a riqueza dos trabalhos apresentados nas treze sessões de escola e afirmarem que valeu a pena para alguns deles deslocarem-se 100 km para frequentar a escola.

Seguiu-se um debate em que foram apresentadas várias sugestões de temas para eventualmente serem incluídos no calendário da escola do próximo ano Pastoral 2018/2019 , a pelo Secretariado Diocesano.

Usando da palavra o Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira começou por referir: Depois de um ano que se Agradeceu, temos que pensar em mudanças e anunciou que no segundo ano do triénio iniciado em 2018 com “Somos Igreja que Agradece”, o tema da sua próxima Carta Pastoral, deverá ser: «Somos Igreja que Evangeliza»; Um ano dedicado à Evangelização – incentivar e levar o Evangelho aos outros». Todos os Sacramentos estão ligados ao Evangelho; «sem caridade não há acção evangelizadora».

Depois de deixar alguns contributos ao Secretariado para os temas da Escola no próximo Ano Pastoral, referiu que a Catequese “Alegria do encontro com Jesus Cristo”, procura introduzir mudanças, com a Catequese familiar e levar os adolescentes ao encontro com Cristo, referindo que pais pedem o Baptismo para os filhos, porque amam aquela criança:

D. Anacleto referiu ainda que: «os adolescentes andam cedentes de Espiritualide» e referindo-se ao valor da Eucaristia centro do cristianismo disse: Uma Eucaristia triste não cativa ninguém, na Missa deve haver alegria; A Eucaristia é Evangelizadora. No meio da descristianização «Começa a existir sinais de gente que anda á procura da verdade», particularmente os adolescente e os jovens. E terminou anunciando: A minha próxima Carta Pastoral, falará da acção Evangelizadora deste Movimento, e da sua importância para a Evangelização da Diocese deixou um desafio ao Secretariado: «porque não abrir esta escola a não Cursilhistas»

A presidente do Secretariado Conceição Ponte, encerrou a Sessão, depois de agradecer a presença de todos particularmente aos que vem dos Arciprestados mais distantes e a perseverança de tantos Cursilhistas na frequência da Escola ao longo do ano e pediu: tragam outros convosco no próximo ano, pois como se verificou esta Escola é um excelente meio de formação e a ela podem assistir todos os que um dia fizeram um Cursilho de Cristandade e terminou com um apelo à presença de todos na «Ultreia Diocesana que terá lugar no dia 8 de julho no monte da Senhora do Castelo, em Vila Fonche, Arcos de Valdevez»; que será presidida pelo nosso Bispo D. Anacleto Oliveira.

Como acima foi referido o MCC, tem outra escola a funcionar, dirigida exclusivamente a Dirigentes do MCC que trabalham nos Cursilhos, onde são apresentados temas de carácter específico do Movimento, tendo como base o “Novo Ideias Fundamentais” e o projeto CUCC.

Veja aqui as fotografias deste evento.