Escrito por José Borlido

2018 05 07 00001Em pleno mês de Maio, consagrado a Nossa Senhora, o tema da 12ª Sessão de Escola do MCC, que teve lugar no passado dia 07 de maio, no Centro Paulo VI em Darque, foi: “Maria na devoção dos Cristãos do Alto Minho”, em que foi palestrante o Sr. Padre: Armando Rodrigues Dias, Pároco da Sé, “Paróquia de Santa Maria Maior”.

O palestrante, começou por referir ser este um tema de grande densidade, sobre Maria na devoção dos Cristãos do Alto Minho, que se manifesta ao longo dos séculos, pois o povo do Alto Minho tem uma expressão bastante Mariana, espelhada até na sua vivência, que à semelhança de Maria, é um povo humilde.

Como fruto de uma aturada pesquisa o Padre Armando, referiu que, no Alto Minho são 51 as Paróquias que tem Nossa Senhora por Padroeira, sem contabilizar as capelas também a Ela dedicadas. Isto repete-se numa grande quantidade de festas em Louvor de Nossa Senhora, que se realizam um pouco por todo a Alto Minho; sendo que a imagem de Nossa Senhora figura em todas as festas do Alto Minho, num total de 108, que fazem referência a Nossa Senhora; existindo também na Diocese alguns Santuários dedicados a Nossa Senhora.

Padre Armando focou em seguida a dimensão humana de Maria, até nas festas a Ela dedicadas, onde famílias inteiras se reúnem e convivem entre si. Em Portugal temos dois meses dedicados a Nossa Senhora, Maio e Outubro, que nos apelam à reza do Terso de uma forma mais persistente, que caiu um pouco e que devemos revitalizar;

A Oração do Terso é fundamental, muitas das nossas comunidades rezam o Terso e isso é importante, sendo também importante que o Pároco, sempre que possível, reze o terso com os seus Paroquianos: O amor a Nossa Senhora é importante e conduz-nos a Deus. No Alto Minho está também enraizada a dimensão eclesiológica; isto é enraizado na Igreja.

Maria Chama-nos; Maria ensina-nos; Maria envia-nos; Maria é a imagem de Deus. A linguagem de Maria é a linguagem de Deus. Quando Maria nos ensina é como a nossa Mãe, que fala ao ouvido do seu filho; Mãe que no ensina Deus e ensina-nos ao amor: O caminho do Céu é feito desse amor, que Maria nos ensina; Maria também nos envia pela vida, como Deus nos envia:

Como podemos viver esta dimensão, na Oração que leva à vida, a estar forte diante da vida, sendo pobre e simples diante de Deus e dos homens nossos irmãos? devemos cultivar as relações pessoais, como Nossa Senhora, sendo amigos, visitando aqueles que precisam do nosso carinho, sendo comuns, não querendo ser superiores.

Por vezes sabemos que muitas pessoas não têm prática religiosa, mas tem uma grande devoção a Nossa Senhora: Pela relação com Deus, amando Maria estamos a louvar a Deus. Nossa Senhora é o reflexo de Deus. Existe uma devoção muito forte a Maria.

Maria é a ternura de uma Mãe carinhosa para com os seus filhos. Este amor a Maria toca o Coração de Deus.

Neste pequeno trabalho deixamos apenas um breve resumo de um trabalho profundo, sobre a devoção a Nossa Senhora pelos Cristão do Alto Minho, que espelha bem o amor que devotamos a Nossa Senhor e a importância que a Sua ternura de Mãe repercute em nossa vidas.

Pode ver aqui as fotografias desta Escola.