Escrito por José Borlido

2018 04 09 00004Realizou-se no dia 09 de abril a 9ª. Sessão de Escola, com o tema «Oração na vida do cristão - Diálogo que nos compromete com Deus e com o mundo», em que foi conferencista o Sr. Padre: António Ribeiro Gonçalves Belo, do Arciprestado de Viana do Castelo.

O conferencista começou por interpelar os presentes sobre o que é a Oração: - Oração diálogo com Deus – Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? «Palavras da filosofia e pertinentes para um Cristão».

O Senhor só realiza qualquer coisa naquele que se reconhece pecador e quer ser Seu amigo - Só é grande quem é humilde reconhecendo-se pecador perante Deus. – Num prédio pequeno ou grande, se lhe retiramos os alicerces o prédio cai e morrem todos os que ficam por baixo dele.

Nós somos uma vida que Deus nos deu e que só Ele nos pode tirar; mas temos a vida divina que existe em nós, que é dom de Deus; a vida da Graça; O Baptismo é o nascimento da vida de Deus em nós.

«O tempo mais bem gasto na nossa vida é o tempo que damos a Deus» - Quantas vezes eu não tenho tempo para aquele que me dá o tempo todo, Deus; É sobretudo por hipocrisia que considero a ausência de tempo para Deus. – Tenho que combater o materialismo que graça no nosso pai e no mundo e isso começa por termos famílias verdadeiramente cristãs; «Uma família que não reza não pode dizer que é Cristã».

Dirigindo-se às mulheres presentes o conferenciaram referiu: Vós mulheres sois mais corajosas na vossa condição de esposas e mães.

Nós devia-mos ser vivamente apaixonados pelo Senhor, como um casal apaixonado que pensa continuamente no seu amado/amada.

A Oração deve ser um diálogo amoroso entre nós e Deus. Diálogo com Deus amando-O, alimentando o diálogo com Deus com os Sacramentos; «Se a minha companhia é a Palavra de Deus, eu acabo de agir à maneira de Deus». A qualidade da Oração assenta em rezar com boa intenção, no silêncio do Coração. Rezar exige ter fé. Sem fé não posso rezar – rezar implica ter humildade, intensão, perseverança e ter a mente limpa, rezar na simplicidade, com recolhimento. «Meu Senhor e meu Deus»: Aqui está uma verdadeira profissão de fé no amor de Deus. Tudo que pedires a Deus pela Oração, Ele te concederá.

Sentir necessidade de rezar é bom; É ter a graça de ter fome da Oração; «Não vos conformeis com a mentalidade do mundo». Senhor ensina-nos a rezar; foi um pedido dos Apóstolos; Que seja esse também o nosso pedido a Deus.

Tiremos tempo para rezar, para estar com Deus. Só a Oração contínua nos compromete com Deus e com os homens.

Quem tem o dom da Oração manifesta o Senhor, mostra-O na sua forma de estar, de olhar e de pensar, na sua forma de agir, porque está comprometido com Cristo. É no silêncio que o Senhor fala. Não é o homem que converte «Só Deus converte - só o Senhor converte»

Neste breve resumo de mais uma Sessão de Escola, ficam-nos vários ensinamentos, que certamente nos ajudarão a rezar melhor e ter-mos uma vida de Oração mais constante e intima no encontro, com Deus, no diálogo amoroso; Com esse Deus que nos ama em Cristo Jesus.

Veja aqui as fotografias deste evento.