Escrito por José Borlido

2018 02 19 00001A 8ª. Sessão de Escola do MCC, teve lugar no dia 19 de fevereiro de pelas 21,15 horas no Centro Paulo VI em Darque, sendo palestrante o Sr. Padre: André Filipe Costa Gonçalves, das paróquias de: Longos Vales, Portela (S. João), Saco e Cambeses, do Arciprestado de Monção, que aprestou tema «A Eucaristia sacramento de Acção de Graças».

 

O Padre André, começou por questionar os Cursilhistas presentes: Porque de celebrarmos a Eucaristia? Porque Jesus Cristo o Ordenou – “Fazei isto em memória de Mim”

Em seguida deu uma panorâmica sobre os Sacramentos, cuja terminologia factual «sete sacramentos», vem a partir do Concílio de Trento, face à teoria de Martinho Lutero. Lembrou a obra literária de Roberto Seara, onde refere que: «Ir à Missa e regressar a casa sem Cristo receber, é como estar quente e frio parecer».

Cristo diz: - Tomai e recebei isto é o Meu Corpo; Fazei isto em memória de Mim. A Eucaristia é o maior tesouro que a Igreja tem referiu o palestrante, que acrescentou: tudo que é material é efémero e há de ruir; A Eucaristia e o amor há de ficar sempre.

Lembrou a histórico de S. Tarciso “ o pequeno Tarciso” que viveu num tempo de grande perseguição à Igreja, aos cristãos. S. Tarciso levava a Comunhão aos presos Cristãos que iam ser mortos e quando foi atacado pelos colegas desses presos «não Cristãos», segurou nas mãos junto ao peito o Relicário com as Hóstias e assim morreu, protegendo o Relicário com Cristo.

A Beleza da Liturgia: A Eucaristia dominical é o ponto de encontro da família, que em muitos casos já não é porque os pais deixam os filhos e vão tratar de assuntos correntes.

A Eucaristia Celebra a unidade da Igreja. «A Comunidade Paroquial, reúne-se à volta do presbitério, que está em ligação com o seu Bispo, que é a cabeça da Igreja Diocesana, neste caso a Igreja particular de Viana do Castelo».

Seguiu-se um profícuo debate entre o palestrante e os Cursilhistas presentes, que enriqueceu ainda mais o trabalho que foi apresentado pelo Padre André Filipe.

Veja aqui as fotografias deste evento.