Escrito por José Borlido

2018 02 05 00001Realizou-se no dia 05 de Fevereiro pelas 21,15 horas no Centro Paulo VI em Darque, a 7ª. Sessão de Escola de Cursilhistas, em que foi palestrante a Dirigente do MCC, Isabel Pereira, da Paróquia de Vila de Punhe, que apresentou o temo: «Como e quem motivar para viver um Cursilho e a importância do Pré- Cursilho».

A palestrante tendo como base a atual crise da Igreja, começou por fazer uma breve resenha da história das várias crises que a Igreja sentiu, particularmente a partir do século XVIX, destacando os movimentos intelectuais da década de 70, que procuravam de fazer crer que o Catolicismo era coisa de incultos e muitos consideravam a religião como sendo o ópio do povo e algo que não cabia na classe dos intelectuais.

Em 1940 com a assinatura da Concordata com a Santa Sé, fica assegurada a liberdade religiosa, embora manifeste que a Religião Católica é predominante em Portugal: O país é social e culturalmente de predominância Católica. Em 1960 a população Portuguesa era 98% Católica e em 2011 cifrava-se em 81%.

A crise que vivemos reflete-se no Pré-Cursilho dos Cursilhistas, que deve ser encontro com Deus e com os outros.

O objectivo do Cursilho e o que dele se espera é que cada novo Cursilhista viva cada dia do seu 4º. Dia, tendo presente o que viveu nos três dias de Cursilho, cuja finalidade maior é vertebrar cristandade.

No Pré-Cursilho encontramos pessoas que hão-de ir ao Cursilho; pessoas que poderão ir ao Cursilho e finalmente pessoas que não poderão ir ao Cursilho, sendo que o critério de seleção será sempre: «Amá-los com vontade, com amabilidade e de joelho; isto é com Oração». Sempre que pensemos em convidar alguém temos que nos aconselhar com o sacerdote.

A palestrante considerou que: se não houver Oração em simultâneo com o convite “retaguarda” o convite não surtirá efeito.

Para que outros venham ao Cursilho, o convite é sempre feito em nome do Senhor, com amizade. «Farei de vós pescadores de homens». O nosso Pós-Cursilho é fundamental para que haja Pré-Cursilho no candidato a Cursilhista. Sejamos pescadores que pescam em equipa, em conjunto com o nosso grupo e o Pároco, certos de que, só unidos e em comunhão de Igreja, levaremos os outros a encontrar Cristo num Cursilho de Cristandade. O homem pesca-se pela cabeça, pelo coração, pela amizade e pelo amor; falar-lhes com verdade, mostrando-lhes o fogo que trouxemos do Cursilho e que preenche o nosso 4º. Dia. «O nosso exemplo de vida é um passo importante para o Pré-Cursilho».

Eis o resumo do trabalho que nos foi apresentado pela Isabel Pereira na presente Sessão de Escola.

Veja aqui as fotografias deste evento.