Escrito por José Borlido

Teve lugar no passado dia 11 de dezembro, pelas 21,15 horas no Centro Paulo VI em Darque a 4ª. Sessão de Escola de Cursilhistas, em que foi palestrante o Padre Torres Lima, Pároco de Areosa e Senhor do Socorro e Assistente Espiritual dos Cursilhos de Cristandade da nossa Diocese, com o tem “Contributo do MCC para o crescimento da Diocese como Povo de Deus em comunhão de Igreja”.

O Padre Torres Lima iniciou a sessão apresentando dados estatísticos da criação dos Cursilhos Movimento a nível nacional e a nível da fundação do Movimento num contexto de forte descristianização, semelhante do que grassa nos tempos atuais.

A génese do Movimento teve a sua origem na “Semana Santa de 1943, no 2º. Encontro de formação de chefes peregrinos, em que participou aquele que viria a ser o fundador do Movimento dos Cursilhos de Cristandade - Eduardo Bonfim, cujo primeiro Cursilho se realizou de 20 a 23 de setembro do ano 1944 em Calha Figueira. No entanto o primeiro Cursilho que haveria de ser considerado o número 1, realizou-se em Palma de Maiorca de 07 a 11 de janeiro de 1949 e a partir de 1953 o Movimento dos Cursilhos de Cristandade expande-se de Espanha para todo o mundo. O último balanço mundial cifra-se em mais de 14 milhões de Cursilhistas.

Foi o Papa Paulo VI que declarou S. Paulo como patrono dos Cursilhistas em todo o mundo, tendo o Movimento sido reconhecido oficialmente pela Santa Sé através de um Decreto Pontifício para os Leigos no ano 2004.

O primeiro Cursilho em Portugal realizou-se na Diocese de Lisboa (Lisboa) de 30 de Novembro a 03 de Dezembro de 1960, tendo sido comemoradas as bodas de ouro em 2010.

Na nossa Diocese o primeiro Cursilho realizou-se no Centro Paulo VI, de 28 de junho a 01 de julho de 1978, tendo-se até ao corrente, realizado 78 Cursilhos de Homens e 75 Cursilhos de Senhoras, num total próximo dos 5.000 Cursilhistas, distribuídos por todos os Arciprestados da nossa Diocese.

O Padre Torres Lima deu em seguida uma panorâmica dos vários Movimentos Diocesanos, tendo referido que em todos eles estão integrados maioritariamente Cursilhistas, cujas Paróquias reconhecidamente se renovam por influência do MCC, referindo que foram para ele Padre Torres Lima os Cursilhistas que sempre o animaram na concretização de várias iniciativas, quer Pastorais, quer estruturais.

Tudo isto é demonstrativo da influência do MCC para o crescimento da Diocese como Povo de Deus, título do tema da presente Sessão de Escola.

De referir que o Movimento tem no seu Bispo Diocesano D. Anacleto Oliveira, um apoio constante, mostrando-se sempre disponível para estar presente nas diversas atividades, como seja a conclusão dos Cursilhos de Cristandade, a Ultreia Diocesana, e esta Escola que para além da sua presença na abertura da Escola e na sessão de avaliação anual, conta sempre com a apresentação de um tema no início de cada “Ano Pastoral”.

Este é um breve resumo desta Sessão de Escola, em que o apoio ao trabalho que foi projetado, foi um excelente auxiliar para uma percepção mais cabal de todos quantos assistiram a esta reunião de “Escola de Cursilhistas”.

Veja aqui as fotografias deste evento.