Escrito por José Borlido

Image00002Realizou-se passado dia 13 de Novembro a 2ª. Sessão de Escola, com o tema: “Antecedente da criação da Diocese de Viana do Castelo”, destinada a todos os Cursilhistas, em que foi palestrante o reverendo Padre Manuel António Moreira, Pároco de S. Salvador da Torre e Vila Mou do Arciprestado de Viana do Castelo.

Com a sua formação em História e com livros publicados, cuja primeira obra foi publicada em 1959, com o título “História e antecedente da Diocese de Viana do Castelo/Raízes, o padre Manuel Moreira começou por referir que a Diocese foi criada no sentido de desenvolver o povo de Deus. Foi o Beato Paulo VI que definiu os vários aspectos constitutivos da Diocese, definindo o seu território, que é coincidente com o Distrito de Viana do Castelo.

Nós somos filhos da Diocese de Tui ao tempo de D. João 1º. até 1385 e de 1473 a 1514 pertencemos a Ceuta, sendo integrados em 1514 na Diocese de Braga, até á criação da nossa Diocese a 3 de Novembro de 1977, data da Constituição apostólica “Vianensis fortaleza” do Beato Paulo VI , que criou a a nossa Diocese.

O palestrante apresentou aos muitos Cursilhistas presentes na Sessão de Escola do MCC, uma verdadeira lição de História, com cronologia detalhada de todos os antecedentes, da Diocese, não só relativos à sua criação, mas também sobre a história e o percurso do Cristianismo e Evangelização desta região do Alto Minho e da forma como na idade média o Cristianismo nela entrou, não que isso significasse que até então não conhecêssemos a Cristo; mas a Igreja propriamente dita consolidou-se pelos séculos IV e V; tendo certamente sido Evangelizados pelos soldados Romanos, dado que alguns eram Cristãos que pregavam.

Nós temos uma tradição de Bispos que foram criando raízes para a formação da Diocese de Viana; Existia tradição de autonomia e já cá tínhamos tido Bispos e de entre eles o Beato Bartolomeu dos Mártires, que mandou construir o Convento de S. Domingos, onde viveu e haveria de morrer e ser sepultado e que deu um forte contributo para a decisão da criação da nossa Diocese.

A criação da Diocese foi pois uma consequência lógica de motivos muito fortes que viriam a conduzir inevitavelmente à sua Criação.

A década de 70 era uma década de crise (Maio de 68 em parte) e era necessário fazer a mudança; crise que contribuiu para que fosso criada a Diocese, que foi criada numa época difícil; com Catequese insuficiente e estruturas quase inexistentes.

Veja fotos deste evento.