Escrito por José Borlido

danacleto1Teve lugar no passado dia 30 de outubro pelas 21,15 horas no Centro Paulo VI em Darque a 1ª. Sessão de Escola do Ano Pastoral 2017/2018 do Movimento dos Cursilhos de Cristandade.

Foi palestrante D. Anacleto Oliveira, que apresentou a sua Carta Pastoral “SOMOS IGREJA QUE AGRADECE”, que despertou grande curiosidade e atenção das dezenas de Cursilhistas, que esgotaram a “Capela Grande” do Centro Paulo VI.

D. Anacleto começou por citar o Evangelho de S. Marcos (MC 6, 30-34) “Eram como ovelhas que não têm Pastor”. S. Marcos que atravessa todo a sua Carta Pastoral, detendo-se sobre o “milagre da multiplicação dos pães”, que com a minucia e profundidade com que D. Anacleto refletiu sobre ele, encantou os Cursilhistas presentes. Alimentar-se; formar-se; conviver. Para viver precisamos de nos alimentar, para crescer espiritualmente precisamos de formação; para vivermos precisamos de Partilhar, com aquele com quem vivo, com quem convivo. Precisamos de conviver: Jesus começou a ensinar-lhes muitas coisas; Dai-lhes vós de comer; partilhar.

Transpondo esta passagem para a Igreja particular de Viana do Castelo, “a nossa Diocese”, D. Anacleto referiu que também ela começou desenvolvendo os três temas: Ensinar; Comunhão; Partilha. Tal como qualquer ser humano e instituição.

Isso verificou-se nestes 40 anos de vida da Diocese, que eu procurei considerando que o Beato Frei Bartolomeu Mártires é pai da nossa Diocese, pois ao chegar a Braga como Arcebispo tomou consciência da necessidade de investir na formação em Viana e para isso mandou construir o “Convento de S. Domingos”, onde viria a morrer e onde foi sepultado. Nos seus primeiros 40 anos de vida a Diocese adquiriu a sua maturidade e força e condições para caminhar.

Referindo-se ao sínodo Diocesano que teve início em 2004, que teve como Bispo Diocesano, o Bispo emérito D. José Pedreira, que apontou como grandes objectivos para a Diocese a Formação, Celebração; Comunhão/Convívio, D. Anacleto fez um desafio: leiam e revejam estas propostas Sinodais, guiados pelo “Milagre da Multiplicação dos Pães”, que contemplou a formação, alimento, comunhão; completa-las e enriquece-las e sobretudo deixemo-nos encontrar por Jesus Cristo. É o encontro com Jesus Cristo que dá vida. A origem do cristão está no encontro com Cristo.

D. Anacleto sintetizou em seguida os pontos fortes de cada uma das cinco partes em que se divide a Carta Pastoral, de que destacamos a quinta parte “IGREJA QUE AGRADECE” por ser o título da Carta Pastoral; Agradecimento/Agradecer, “Sacramento da Eucaristia” gratidão “Eucaristia é Acção de Graças”. A nossa vida é uma Graça de Deus.

A Igreja vive na medida em que agradece. O agradecimento é uma consequência da Fé. Cristo manifesta-se hoje na medida como amamos a Eucaristia.

Aqui fica um brevíssimo resumo da primeira Sessão de Escola do MCC que o nosso Bispo D. Anacleto Oliveira apresentou na escola do MCC no início da semana da Diocese e das Comemorações dos 40 anos da Diocese.

Veja aqui as fotos deste evento.