Escrito por José Borlido

12PArmando1Inserida na Formação da Escola de Dirigentes dos Cursilhos de Cristandade e seguindo o plano de formação programado para o Ano Pastoral 2016/2017, realizou-se no passado dia 8 de Maio a 12ª. Sessão de Escola, com o tema: Maria Esposa e Mãe, tendo como conferencista o reverendo padre Dr. Armando Dias, pároco da Sé de Viana do Castelo.

O conferencista situou este tema no âmbito da Carta Pastoral “ Eu Vim para Servir” do Bispo da Diocese, D. Anacleto Oliveira.

No contexto do mês de Maio, do centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima e da Carta Pastoral do Bispo da Diocese ressalta a beleza de Nossa Senhora, sua vida e missão, como dom maravilhoso se entrega, de compromisso, de serviço nos vínculos de aflição, esponsalidade e maternidade: a Filha, a Esposa e a Mãe.

A sua personalidade e missão oferecem um património vivo atuante, rico e maravilhoso, que nos fazem exultar de alegria e nos estimulam no amor e na entrega ao Senhor e aos irmãos.

Embora tenha sido a partir do encontro com o Anjo, na anunciação que descobrimos a personalidade de Nossa Senhora, parece-nos que foi sempre:

Mulher encantadora, de fé profunda;

Mulher inteligente, humilde;

Mulher de Coração virginal (totalmente transparente pela total pertença a Deus);

Mulher solidária como seu povo e com todos; Mulher orante e agradecida;

Mulher fascinante, atraindo para a fonte da vida e do amor, Deus, tantos filhos e filhas  numa maravilhosa fecundidade.

Esposa e Mãe… e Filha faz referências e vínculos profundos, a relações e comunhão de vida e de amor. Filha dileta do Pai: amorosa, bela e disponível, serva, fiel. Filha reveladora de pais preparados e maduros, com profunda espiritualidade, que revela a eficácia da comunidade familiar e revela a experiência da fraternidade, do serviço aos outros.

Maria Esposa: o Enamoramento. Mulher enamorada de Deus e por Deus. Vive por Deus e para Deus. É por Ele que faz as opções. Opções radicais. Dele percebe que foi concebida de forma única e cheia de graça. Percebe o grade enamoramento que Deus sente por Ela e A desposa. Esposa de Deus Espírito Santo. Portanto a verdadeira esponsalidade de Maria é com Deus, com o Espírito Santo. A anunciação é plenitude dessa esponsalidade.
       José revela também a envergadura humana e fé que possui. Ele será capaz, com a sua docilidade, maturidade fé, e com a ajuda de Deus, de compreender e aceitar com alegria esta concepção maravilhosa, que revela a lógica de Deus e a sua misericórdia. E depois é capaz de corresponder de forma única ao mesmo querer de Deus na consciência da total pertença a Deus de Maria e do Dom maravilhoso que é o Filho de Deus, que por vontade de Deus, acompanhará como Pai putativo.

A esponsalidade é também revelada no SIM de Maria. Sim que supões liberdade, maturidade e capacidade de se entregar e receber. Sente-se amada e ama. Eis a Serva do Senhor faça-se em mim segundo a tua palavra. É a resposta do amor ao amor. Um sim belo, encantador, maduro, livre, consciente, responsável, fiel e fecundo.

Maria, Mãe.

Síntese do Prefácio das Missas de Nossa Senhora:

“Recebendo o vosso Verbo em seu coração imaculado, Ela mereceu concebe-lO em seu seio virginal e, dando à luz o Criador do universo, preparou o nascimento da Igreja.

Junto à cruz, aceitou o testamento da caridade divina e recebeu todos os homens como seus filhos, pela morte de Cristo gerados para a vida eterna.

Enquanto esperava, com os Apóstolos, a vinda do Espírito Santo, associando-se às preces dos discípulos, tornou-se modelo admirável da Igreja em Oração.

Elevada à glória do céu, assiste com amor materno a Igreja.

Veja as fotografias deste evento.