Escrito por José Borlido

EscolaPVasco 4Realizou-se no passado dia seis de março mais uma Sessão de Escola de Dirigentes do Movimento dos Cursilhos de Cristandade com o tema “ A Catequese em Família” apresentado pelo Padre Vasco Gonçalves, pároco da Paróquia de Monserrate do Arciprestado de Viana do Castelo.

Tema de grande atualidade, quando a Diocese procura “incrementar a Catequese familiar”, considerando que a família é o lugar por excelência para a transmissão de fé, pois são os primeiros e principais educadores, começou por referir o Padre Vasco Gonçalves, citando o Concílio Vaticano II “Igreja doméstica” que desde a história da salvação considera a família como a primeira educadora na fé.

Paulo VI referia a ideia de que se deve fornecer aos pais o material e a formação adequada, fazendo das famílias verdadeiros lugares de Evangelização e os Padres da Igreja falam muito da formação da fé nas famílias.

S. João Crisóstomo referia que a família era como uma Igreja em miniatura, dizendo vai para tua casa e prepara uma mesa dupla a mesa do pão e a mesa da palavra.

A acção catequética em família é uma acção insubstituível e aponta para a necessidade de uma catequese de adultos

A “Familiares Consorcio” refere que a futura Evangelização depende em grande parte da Igreja doméstica, família como Igreja deve ser lugar onde se transmite o Evangelho.

O grande contributo da “Catequese familiar”; – Com a família; – Na família, vivendo os momentos da sua vida numa visão cristã; Como formar e envolver os pais por ocasião da catequese dos filhos.

Catequese Familiar - um modelo. A catequese assenta hoje muito nos avós de hoje, que motivam os filhos a mandar os seus netos á catequese. Os novos pais se não tem essa vivência da fé, amanhã não terão o papel dos avós de hoje no campo do incentivo á catequese dos filhos dos seus filhos ou seja dos seus netos.

O que se pretende com a catequese familiar: Recuperar o papel central da família na transmissão da fé, ajudando os pais a aprofundar a sua fé com vista a darem aos seus filhos e executando a sua missão de primeiros catequistas.

A catequese familiar centra-se nos seguintes objectivos: 1 – Diálogo em família (catequese em casa); 2 -Encontro/catequese pais e filhos na paróquia; 3- Diálogo em família; 4- Domingo com a família (na Eucaristia), sendo o objectivo levar os filhos e os pais a frequentarem a Eucaristia ao domingo: o Pare Vasco Gonçalves, desenvolveu detalhadamente o esquema que deve presidir à catequese familiar, baseado nos pressupostos dos quatro pontos sinalizados.

O Papa Francisco diz-nos que a catequese tem que ser uma Igreja de saída.

A transmissão da fé em família é necessária, urgente e insubstituível, no centro da catequese devem estar os adultos, porque são capazes de assumir um compromisso de vida: “Evangelização de adultos”; entendermos a catequese de adultos como motor de Evangelização.

Este é um pequeno resumo do que o Padre Vasco Gonçalves nos transmitiu numa reflexão conjunto muito enriquecedora, não só para aqueles que são jovens pais, mas também para aqueles que são avós e que como ficou dito tem também a missão de catequizar os seus netos e netas.

 

Pode ver aqui as fotografias deste evento.