Escrito por José Borlido

Image00001Integrada no programa anual da Escola de Dirigentes do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, realizou-se no passado dia 14 de Novembro a 2ª. Sessão de Escola, com o tema “Beato Bartolomeu dos Mártires – Modelo de Serviço” apresentado pelo Padre Renato Filipe da Silva Oliveira, que começou por referir que o Beato Bartolomeu dos Mártires é exemplo de serviço para todos nós, que para perceber a vida e obra de Bartolomeu dos Mártires, temos que olhar para a sua infância.

Bartolomeu dos Mártires era filho de uma família abastada, mas de vida de fé, tinha uma tendência em ajudar os outros, mas também de Oração, pelo que com apenas 14 anos procurou entrar para o convento de S. Domingos de Lisboa, em busca da vida religiosa e quando questionado para a vida no convento, face á sua fragilidade física Bartolomeu respondia; não há corpo fraco quando o coração é forte.

Bartolomeu dos Mártires afirmava; De estudo sem devoção e de pregação sem preceder Oração, pouco proveito se pode esperar.

Padre Renato fez uma síntese da vida e obra de Frei Bartolomeu dos Mártires, passando pela sua nomeação como Arcebispo de Braga em que o seu lema Episcopal “ARDERE ET LUCERE” - inflamar e iluminar e pela sua intervenção no Concílio de Trento 1562-1563, onde ficou célebre a sua intervenção ao afirmar “ ilustríssimos e reverendíssimos Cardeais, saibam vossas iminências que precisam todos de uma ilustríssima reforma.

Pela sua atitude de generosidade para com os pobres o povo da nossa Ribeira chamou-lhe o Arcebispo Santo.

Realçou a solicitude pela formação Espiritual do seu povo, a pobreza e o seu amor pelos pobres, referindo que podemos tirar para a nossa vida o seu equilíbrio, nele tudo se conjuga; por um lado era exigente e por outro lado era tolerante e humilde na simplicidade; pelo seu exemplo somos chamados ao serviço aos outros com tudo o que temos e somos.

Bartolomeu dos Mártires é para nós uma inspiração a sermos santos, lutando para isso nas circunstâncias da vida, na força da mensagem de Bartolomeu dos Mártires, na atenção aos mais necessitados e mais frágeis da sociedade e apoiando-nos na Oração como Bartolomeu dos Mártires.

Terminamos este breve resumo de uma extensa e profícua reflexão sobre a vida e obra do Beato Bartolomeu dos Mártires, apresentada pelo Padre Renato Oliveira, com as suas palavras finais “Que Bartolomeu dos Mártires seja canonizado em breve”.

Veja aqui as fotografias desta sessão de Escola.