Escrito por José Borlido
ULTREIA REGIONAL DE MONÇÃO - CENTRO PAROQUIAL

1b46c986bab0617aadae400d5bd1146dRealizou-se no passado dia 7 de outubro no Centro Paroquial de Monção a Ultreia Regional, para os Arciprestados de Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira.

Foi Reitor da Ultreia o António Eça de Monção, estando presente o Reverendo Padre Salvador Monteiro Fernandes da Paróquia de Monção e o Assistente Diocesano do MCC reverendo Padre José Torres Lima, estando igualmente presente a Presidente do Secretariado Conceição Ponte, todos os elementos do Secretariado Diocesano do MCC e dezenas de Cursilhistas, vindos principalmente das paróquias dos Arciprestados acima referidos.

O Rolho foi apresentado pelo Cursilhista Amílcar de Monção, que apresentou o trabalho “Bem-aventurados os Misericordiosos” centralizado nas bem-aventuranças, no Ano da Misericórdia e na carta do nosso Bispo “Sede Misericordiosos”.

O Rolho Místico foi apresentado pelo reverendo Padre Salvador.

ULTREIA REGIONAL DE ALVARÃES - CENTRO PAROQUIAL

f10b856e33be1ba5ddccaef2650dc388Realizou-se no passado dia 23 de outubro no Centro Paroquial de Alvarães a Ultreia Regional, para o Arciprestado de Viana do Castelo.

Foi Reitora da Ultreia a Cursilhista de Alvarães, Maria Ester Souto Maior, estando presente reverendo Monsenhor António Fernandes Gonçalves, Pároco de Alvarães, o Assistente Diocesano do MCC reverendo Padre José Torres Lima, e Padre Nuno das paróquias de Perre e Outeiro, estando igualmente presente a Presidente do Secretariado Conceição Ponte, todo o Secretariado Diocesano do MCC e dezenas de Cursilhistas vindos de várias paróquias do Arciprestado de Viana do Castelo.

O Rolho foi apresentado pelo Cursilhista Domingos Coutinho de Alvarães, que apresentou um trabalho “Fazer Stop” sobre a necessidade de fazermos um a paragem como a que fizemos quando frequentamos o nosso Cursilho de Cristandade, tendo repassado os momentos fortes da vivência de um Cursilho, concluindo que: A vida sem Cristo é uma verdadeira banca rota.

O Rolho místico foi apresentado pelo reverendo Padre Manuel José Torres Lima, que tendo em conta as orientações Diocesanas para o Ano Pastoral, centradas no Ano Jubilar da Misericórdia, começou por se referir à Bula do Papa Francisco “O Rosto da Misericórdia” e à Carta Pastoral do nosso bispo D. Anacleto Oliveira “Sede Misericordiosos".

É necessário que vivamos cada dia a Misericórdia, que é Cristo e leva-la às periferias como nos diz o Papa Francisco, referiu o Padre Torres Lima a dado passo do seu Rolho Místico.

ULTREIA REGIONAL DE GUILHADESES - CENTRO PAROQUIAL

3a459d68f1f2350585558022393f58e8Realizou-se no passado dia 24 de outubro no Centro Paroquial Guilhadeses, a Ultreia Regional, para os Arciprestados de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima.

Foi Reitor da Ultreia o Cursilhista Custódio Ferreira dos Arcos de Valdevez, estando presente o reverendo Padre José Borlido de Carvalho Arieiro, pároco de Guilhadeses, o Assistente Diocesano do MCC, reverendo Padre Manuel José Torres Lima, Assistente espiritual do MCC e os reverendos Padres: Aventino, Manuel Almeida e Ricardo Barbosa, a Presidente do Secretariado Conceição Ponte, todos os elementos do Secretariado Diocesano e dezenas de Cursilhistas das paróquias dos vários Arciprestados..

O Rolho foi apresentado pela Cursilhista, Maria Pereira Gomes Ferreira dos Arcos de Valdevez, que apresentou um trabalho sobre a Carta Pastoral do nosso bispo D. Anacleto Oliveira “Sede Misericordiosos”, tendo feito uma abordagem geral da Carta, citando a dado passo a parábola do “Filho Prodigo” o Pai misericordioso, que em vez de criticar o filho o recebe de braços aberto e manda fazer uma festa.

O Rolho místico foi apresentado pelo Reverendo Padre José Borlido Arieiro, que a certo passo referiu: A misericórdia fica muitas vezes numa acção que se faz, mas a misericórdia não é só isso, a misericórdia tem que ser um ato contínuo da nossa vida, tem que ser misericórdia para sempre. A misericórdia tem que deixar rasto na nossa vida, referiu o Padre Arieiro, depois de fazer várias considerações sobre o ano da Misericórdia.

Veja aqui as fotografias da Ultreia Regional de Monção, de Alvarães e de Guilhadeses