Escrito por José Borlido

2019 10 24 00013Realizou-se no passado dia 24 de outubro pelas 21,00horas no Salão Paroquial de Perre a Ultreia Regional para o Arciprestados de Viana do Castelo.

Foi Reitora da Ultreia a Cursilhista Goretti Rodrigues de Perre: O Rolho esteve a cargo do Cursilhista Ismael Ruivo de Perre, sendo o Rolho Místico proferido pelo Padre Nuno Santos, das Paróquias de Perre e Outeiro. As ressonâncias foram proferidas pelo Pereira dos Arcos de Valdevez; Florbela do Senhor do Socorro e Domingos Coutinho de Alvarães.

Estiveram presentes o Assistente Espiritual do MCC, Padre Manuel José Torres Lima, Padre; Padre Nuno Santos e outros Sacerdotes; a Presidente do Secretariado Diocesano, Conceição Ponte e outros membros do Secretariado e muitos Cursilhistas vidos de várias Paróquias do Arciprestado e de outros Arciprestados da Diocese.

Proclamado o Evangelho, teve lugar um Rolhito pelo Padre Nuno Santos em substituição da Reunião de Grupos, em que foi abordado o Tripé da vida do Cursilhista, visto no mundo atual.

Seguiu-se a Ultreia com a proclamação do Rolho com o tema “Maria caminha connosco” pelo Cursilhista Ismael Ruivo, em que o Rolhista desenvolveu a sua Reflexão em torno de Maria; uma jovem disponível e atenta ás necessidades dos outros e que caminha connosco para nos levar a Deus.

Seguiu-se o Rolho Místico, que foi proferido pelo Padre Nuno Santos, que centrou a sua Reflexão em três passagens do Evangelho; Nicodemos que narra a Crucifixão de Jesus; S. João na passagem da mulher adultera; terminando em S. Lucas com a narração de Zaqueu «cobrador de impostos» que queria ver Jesus e que devido á sua pequena estatura subiu a «uma figueira brava». Três personagens, distintas entre si; mas com a identidade comum de acabarem fascinadas por Jesus e se tornaram Seus seguidores; dando-nos a certeza «mais de dois mil anos depois» da infinita Misericórdia de Deus, perante as nossas faltas ao mandamento do Amor a Deus e ao nosso próximo.

A Ultreia terminou com um convívio partilhado entre todos os (as) Cursilhistas, com muita alegria e partilha.

Pode ver aqui as fotos deste evento.