Escrito por José Borlido

2019 10 31 00007Realizou-se no passado dia 17 de outubro pelas 21,00horas no Salão Paroquial de Campos, a Ultreia Regional para os arciprestados de Vila Nova de Cerveira para os Arciprestados de: Vila Nova de Cerveira, Caminha, Paredes de Coura, Valença, Monção e Melgaço.

Foi Reitor da Ultreia e Rolhista a Cursilhista Amélia Rodrigues de campos e o Rolho Místico foi proferido pelo Padre José Carlos Castro.

As Ressonâncias estiveram a cargo de António Eça de Monção; Manuel Lima de Valença e Alda Santos de Viana.

Estiveram presentes o Assistente Espiritual do MCC, Padre Manuel José Torres Lima, Padre; Padre José Caldas; a Presidente do Secretariado, Conceição Ponte e outros membros do Secretariado Diocesano e muitos Cursilhistas vindos dos vários Arciprestados.

Proclamado o Evangelho, realizou-se a reunião de Grupo, a que seguiu a Ultreia, com a proclamação do Rolho que teve como tema: “Evangelizar com Missão” em que a Rolhista usou uma bonita alegoria, do Mar Morto e do Mar da Galileia, para demonstrar as diferenças entre o cristão que assume verdadeiramente a sua missão de baptizado e os que se isentam dela, começando por referir: O cristão precisa de viver a sua fé, anunciando a vida em Jesus, pois Evangelizar é a missão do cristão, que lhe foi conferida pelo Baptismo.

Ser cristão é seguir o exemplo do mar da Galileia, que tem vida, porque recebe as águas das montanhas e não fica com elas para si deixa-as correr para o deserto, formando o rio Jordão, onde Jesus foi Batizado.

Todo o cristão é missionário; precisamos de viver a nossa fé no Caminho, sempre anunciando a vida em Jesus.

O cristão que só fica na Igreja, ouvindo o Sacerdote, está infetado pela epidemia do marasmo religioso; a sua fé é morta, é salgada e triste «como o mar morto». O cristão é ação, numa Igreja em saída e não uma poça de água parada, que a ninguém aproveita.

Vamos combater a epidemia da dengue Espiritual das nossas Paróquias. Não basta ir á Missa, é preciso sair em missão e não se pense que isso exige ir muito longe; a missão não se mede pelo velocímetro, mas pelo Coração.

Seguiu-se o Rolho Místico, pelo Padre Carlos Castro, que fez a meditação a partir do tema exposto e do Evangelho; lançando o desafio aos presentes de serem Cursilhistas desinstalados, ou seja, verdadeiramente cristãos, alegre e activos.

A Ultreia terminou com um lanche/convívio partilhado entre todos os Cursilhistas, onde reinou a alegria e a partilha do 4º. Dia.

Pode ver aqui as fotos deste evento.