Escrito por José Borlido

ultreia regional v p ancora 6Realizou-se no passado dia 20 de outubro, pelas 21,30 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Bonança em Vila Praia de Ancora a Ultreia Regional do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, para os Arciprestados de Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira.

A Ultreia teve como Reitora a Cursilhista de Vila Praia de Ancora, Maria Marinha Gomes da Costa e foi Rolhista o Cursilhista de Vila Praia de Ancora, Dinis Carrelo, contando com a presença do Padre Valdemar Pereira dos Santos, Pároco de Vila Praia de Ancora, Padre Manuel José Torres Lima, Assistente Diocesano do MCC e Conceição Ponte, Presidente do Secretariado e grande numero de Cursilhistas vindos dos vários Arciprestado da Diocese e particularmente dos Arciprestados a que a Ultreia se destinava, acima referenciados.

Como habitualmente a Ultreia teve início com a Invocação do Espírito Santo e a leitura do Evangelho, a que se seguiu a “Reunião de Grupo” pelos vários grupos.

Terminada a reunião de Grupos, seguiu-se a Ultreia, com a proclamação do Rolho “GRAÇA E HUMILDADE” pelo Rolhista Dinis Carrelo, que começou por referir que: Brotando a graça do amor misericordioso de Deus para com a humanidade, Ele concedê-la-á a todos os que abrirem o seu coração ao Seu inefável amor, pois a graça é personificado em Jesus Cristo, estando deste modo intimamente ligada ao sacrifício da Cruz.

A graça é concedida aos humildes de coração, porque dele é o reino dos Céus. A humildade é a consciência das nossas limitações, pela qual reconhecemos a nossa pequenez perante a grandiosidade das obras do Senhor Jesus e a não apropriação dos dons, valores ou qualidade porque nada nos pertence; tudo é dádiva de Deus.

O justo cresce na perfeição, em razão da humildade. Quanto mais se apouca e se humilha no seu coração, tanto mais Deus o preenche, fazendo dele a Sua morada.

O Rolho Místico esteve a cargo do Padre Valdemar Pereira dos Santos, Pároco de Vila Praia de Ancora, que desenvolveu a sua reflexão em torno do tema do Rolho, reforçando o valor da humildade.

Seguiram-se as ressonâncias ao Rolho por vários Cursilhistas, que procuraram interiorizar testemunhando na vivência das suas vidas o sentido da humildade, desenvolvido pelo Rolhista.

O Assistente Espiritual do MCC, Padre Torres Lima, saudou todos os Cursilhistas presentes, tendo em seguida usado da palavra a Presidente do Movimento, Conceição Ponte, começando por agradecer ao Centro de Ultreia de Vila Praia de Âncora a sua disponibilidade para organizar esta Ultreia e tal como o fizera nas anteriores Ultreias, voltou a lembrar a “Escola do MCC” que terá a sua primeira Sessão no dia 30 de outubro, em que o nosso Bispo D. Anacleto apresentará a sua Carta Pastoral “SOMOS IGREJA QUE AGRADECE” e incentivou a que façamos desde já Pré-Cursilho para os Cursilhos que terão lugar em 2018 e se encontram programados no calendário de actividades do MCC.

Depois de uma Oração final de agradecimento ao Senhor por mais esta Ultreia Regional, seguiu-se um convívio partilhado.

Veja as fotos deste evento.