Escrito por José Borlido

Ultreia Castelo do Neiva 1Teve lugar no passado dia 14 de outubro, pelas 21,00 horas, no Salão Paroquial de Castelo, Viana do Castelo, a Ultreia Regional para o Arciprestado de Viana do Castelo.

Estiveram presentes o Padre Xavier Amado Fernandes, Pároco de Castelo do Neiva, Padre Manuel José Torres Lima, Assistente Diocesano do MCC, Conceição Ponte, Presidente do Secretariado e o Reitor da Ultreia, o Cursilhista, Orlando Manuel de Sá Meira, Delegado do MCC em Castelo do Neiva, que constituíram a mesa da Ultreia e elevado número de Cursilhistas de Castelo do Neiva e de outras paróquias, particularmente do arciprestado de Viana do Castelo.

A Ultreia teve início com a Invocação do Espírito Santo e a leitura do Evangelho, a que se seguiu a “Reunião de Grupo", pelos vários grupos previamente constituídos pelos participantes na Ultreia.

Terminada a reunião de Grupos, seguiu-se a Ultreia, em que foi Rolhista o Reitor da Ultreia, Orlando Manuel de Sá Meira, que apresentou o Rolho “A NOVA EVANGELIZAÇÃO”, começando por referir que, difundir o Evangelho é levar a Boa Nova a todas as partes do mundo e isso é tarefa de todos. O Evangelho tem que ser apresentado como mensagem de salvação, um Evangelização virado para o homem do nosso tempo; sabemos que nos dias que correm não é fácil Evangelizar os ambientes, pois estes não são propícios a receber a Mensagem de Cristo; temos que dar testemunho da presença de Cristo no meio de nós e de que Ele faz parte das nossa Vidas.

Não podemos ser negativos, este é o nosso mundo e devemos contribuir para que seja melhor, procuremos transformar e cristianizar os nossos ambientes: família, local de trabalho, local de distração, em todas as situações da nossa vida e tenhamos presente que não haverá Evangelização se o Evangelizador não estiver Evangelizado.

Seguiram-se as ressonâncias ao Rolho por vários Cursilhistas, previamente convidados, que reforçaram o valor da Evangelização no mundo de hoje, particularmente pelo testemunho de vida, realçando o reflexo das citações do Rolhista, nas suas próprias vidas.

O Rolho Místico esteve a cargo do Padre Xavier Amado Fernandes, que centrou a sua reflexão no texto Bíblico do “convite do Senhor para o banquete”, que aquela gente apesar de serem os mais próximos, não quiseram aceitar o convite e por isso o Senhor manda chamar os dispersos.

Não seremos nós gente com cara triste que não testemunhamos o Evangelho que é alegria? Esta alegria que nos vem do Evangelho e que devemos testemunhar? Questionou o Padre Xavier, que terminou lembrando os 40 anos de Diocese – Somos Igreja que Agradece.

Depois breves palavras de saudação do Assistente Espiritual do MCC, Padre Torres Lima, usou da palavra a Presidente do Movimento, Conceição Ponte, começando por agradecer a ao Centro de Ultreia de Castelo do Neiva a organização desta Ultreia e recordou a abertura da “Escola do MCC no dia 16 de outubro”, que terá a presença do nosso Bispo D. Anacleto Oliveira, recordando ainda a necessidade de os Cursilhistas fazerem desde já Pré-Cursilho para os Cursilhos Programados para 2018 de acordo com o calendário de actividades do MCC.

Depois de uma Oração final de agradecimento ao Senhor por mais esta Ultreia Regional, seguiu-se um alegre convívio partilhado.

Veja as fotografias deste evento.