Escrito por José Borlido

Image00004Realizou-se no passado dia 27 de Outubro pelas 21,00h no Salão Paroquial de Carreço, Viana do Castelo, a Ultreia Regional do Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Viana do Castelo, para o Arciprestado de Viana do Castelo.

Foram muitos os Cursilhistas de Cursilhistas que estiveram presente, vindos das várias paróquias do Arciprestado de Viana do Castelo, estando igualmente presente o Secretariado Diocesano.

Como habitualmente, a Ultreia iniciou-se com a Reunião de Grupo, formados pelos Cursilhistas das várias paróquias, que assim partilharam entre eles a vivência do 4º. dia e partilharam a reflexão sobre o Evangelho proposto, momentos sempre enriquecedores e de partilha.

Seguiu-se a Ultreia, cuja mesa era constituída, pelo Reitor da Ultreia, o Cursilhista Ramiro Moreira de Araújo da paróquia de Carreço, que coordenou a Ultreia, Reverendo Padre Domingos Lourenço, pároco de Carreço, a Cursilhista de Carreço Margaret Parente que elaborou e apresentou o Rolho “EU VIM PARA SERVIR” baseado na Carta Pastoral para 2016-2017 do nosso Bispo D. Anacleto Oliveira e Conceição Ponte, Presidente do Secretariado Diocesano do MCC.

As ressonâncias ao Rolho estiveram a cargo das Cursilhistas Homera da Meadela e Maria Marinha de Vila Praia de Ancora e do Cursilhista Américo Ferreira de Cardielos.

O Rolho Místico esteve a cargo do reverendo Domingos Lourenço tendo como base o tema do Rolho do apresentado e a Carta Pastoral do nosso Bispo realçou a necessidade de os cristãos e os Cursilhistas em particular se disponibilizarem para o serviço aos que mais precisam, sempre numa atitude de serviço na humildade e no amor ao próximo como o Próprio Cristo no aponta no Seu Evangelho e de um modo mais latente a Carta Pastoral do Nosso Bispo “Eu Vim Para Servir”.

A terminar, como habitualmente usou da palavra a presidente Conceição Ponte, que agradeceu a presença de todos os Cursilhistas e do Reverendo Padre Domingos na Ultreia, justificou a ausência do Sr. Padre Torres Lima, por motivo de saúde, agradeceu à Rolhista o excelente trabalho que preparou e apresentou e agradeceu igualmente ao Centro de Ultreia todo seu o empenho na preparação da Ultreia e lembrou as atividades do MCC para 2016-22017 exaradas no calendário já distribuído, recordando mais uma vez a Ultreia Mundial em Fátima, que terá lugar a 6 de Maio de 2017.

Também se referiu ao dia de Espiritualidade, que este ano terá lugar no dia 11 de Dezembro em que será orador o Padre Dr. Dário Pedroso e reforçou a importância da frequência da Escola de Dirigentes, cuja abertura teve lugar no passado dia 17 de Outubro e que terá a sua primeira sessão a 30 de outubro, sendo o tema a Carta Pastoral do nosso Bispo “EU VIM PARA SERVIR”, que será apresentada por D. Anacleto, que como todas as sessões terá início pelas 21,15 no Centro Pastoral Paulo VI.

Terminou e lembrando os Cursilhos a realizar em 2017, sendo o primeiro já de 25 a 28 de Janeiro e que será já no Centro Pastoral Paulo VI que já está a funcionar depois das importantes obras de remodelação, que o tornaram numa casa acolhedora e confortável, própria para ali se viverem momentos fortes de Espiritualidade como é um Cursilho de Cristandade. Incentivou mais uma vez todos os Cursilhistas da Diocese a fazerem desde já o Pré-Cursilho, para que apareçam candidatos (as) á frequência dos Cursilhos programados no Calendário geral do MCC.

Veja as fotografias desta Ultreia Regional em Carreço