Escrito por José Borlido

Ultreia Regional Ribeira 2016 002Realizou-se no passado dia 20 de Outubro pelas 21,00h no Salão Paroquial da Ribeira, Ponte de Lima, a Ultreia Regional do Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Viana do Castelo, para os Arciprestados de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima.

O Salão Paroquial encheu-se de Cursilhistas, vindos dos vários Arciprestados, a que se juntou o Secretariado Diocesano do MCC e o seu Assistente Espiritual, reverendo Padre José Torres Lima.

A Ultreia teve início com a Reunião de Grupo, momento sempre enriquecedor de Reflexão e partilha entre Cursilhistas oriundos de vários Centro de Ultreia, que assim tem oportunidade de partilhar experiencias vividas no seu 4º. Dia.

Seguiu-se a Ultreia, cuja mesa era constituída, pelo Reitor da Ultreia, José Agostinho Oliveira do Centro de Ultreia da Ribeira, reverendo Padre Almeida, pároco das paróquias da Ribeira, Fornelos e Serdedelo, reverendo Padre José Torres Lima, Assistente Espiritual do MCC, Conceição Ponte, Presidente Diocesana do MCC e o Cursilhista Sérgio do Centro de Ultreia a Ribeira, que elaborou e proferiu o Rolho cujo tema foi sobre "A Família” e que se apoiou em muitas passagens da Carta Pastoral do nosso bispo D. Anacleto Oliveira e documentos do Santo Padre Papa Francisco.

As ressonâncias estiveram a cargo do Cursilhista Augusto Vaz da paróquia de Vila franca Viana do Castelo, Cursilhista Cândida Gomes dos Arcos de Valdevez e a Cursilhista Marta Costa de Arcozelo, Ponte de Lima.

O Rolho Místico esteve a cargo do reverendo Almeida que realçou a importância da vivência da familiar à luz do Evangelho, numa sociedade cada vez mais descristianizada.

A terminar usou da palavra a presidente Conceição Ponte, que agradeceu a presença de todos os Cursilhistas e dos sacerdotes na Ultreia, agradeceu igualmente ao Centro de Ultreia todo seu o empenho na logística de preparação da Ultreia e aproveitou o ensejo para voltar a lembrar alguns aspetos do Calendário do MCC para 2016/2017, recordando a Ultreia Mundial em Fátima, o dia de Espiritualidade no dia 11 de dezembro em que será orador o Padre Dr. Dário Pedroso, lembrou e importância da frequência da Escola de Dirigentes, que teve a sua abertura no passado dia 17 de Outubro e que terá a sua primeira sessão a 30 de outubro, sendo o tema a carta Pastoral do nosso Bispo “EU VIM PARA SERVIR”, que será apresentada por D. Anacleto e que como todas as sessões terá início pelas 21,15 no Centro Paulo VI em Darque.

Terminou e focando-se nos Cursilhos a realizar em 2017 para os quais incentivou mais uma vez os presentes a fazerem desde já o Pré-Cursilho, para que sujam candidatos (as) á frequência dos Cursilhos programados.

Veja aqui as fotografias deste evento