Escrito por José Borlido

ultreia regional campos v n c f5 1Realizou-se no passado dia 13 de Outubro pelas 21,00horas no Salão Paroquial de Campos Vila Nova de Cerveira a Ultreia Regional para os Arciprestados de Vila Nova de Cerveira, Caminha, Melgaço, Monção e Paredes de Coura.
O Salão Paroquial registou uma boa presença de Cursilhistas vindos do vários Arciprestados a que se Juntou o Secretariado Diocesano.

Depois da Reunião de grupo que teve como reflexão o “Evangelho de S. Lucas (15,1-32) conhecido pelo “Evangelho de Filho Pródigo” seguiu-se a Ultreia, cuja mesa constituída pela Cursilhista Nazaré Asseiro de Reboreda, Reitora da Ultreia, reverendo Padre Carlos Castro, Arcipreste de Vila Nova de Cerveira, reverendo Padre Eugénio Pároco de Campos, reverendo Padre José Maria, Pároco de Valença, reverendo Padre José Torres Lima, Diretor Espiritual do MCC, Conceição Ponte Presidente Diocesana do MCC e Elizabete de Mentrestido, que elaborou e proferiu o Rolho “Com Misericórdia para Servir e Amar”.
As ressonâncias estiveram a cargo do Cursilhista João Augusto de Valença, Cursilhista Amílcar de Monção e a Cursilhista Maria Goretti de Viana do Castelo.
A Rolhista ao longo do seu Rolho realçou várias citações da Carta Pastoral do nosso Bispo D. Anacleto Oliveira “Sede Misericordiosos” citando igualmente o Papa Francisco.
No Rolho Místico o reverendo Padre Carlos Castro convidou os presentes para olharmos para a miséria do coração humano. A misericórdia tem um rosto “O rosto de Pai” a Misericórdia é caminho que nos une a Deus e ao homem, foram principais forças retiradas de um rolho místico que nos apontou o caminho da Misericórdia, vivido em ligação a Cristo e a cada irmão, olhando e sentindo a miséria do coração humano.
A presidente Conceição Ponte, depois de agradecer a presença de todos os Cursilhistas e dos senhores Padres na Ultreia, aproveitou o ensejo para repisar vários alguns aspetos do Calendário do MCC para 2016/2017, recordando a Ultreia Mundial em Fátima, o dia de Espiritualidade e abertura da Escola de Dirigentes no próximo dia 17 de Outubro pelas 21,15 no Centro Paulo VI em Darque, e focando-se nos Cursilhos a realizar em 2017 para os quais incentivou os presentes a fazerem desde já o Pré-Cursilho, para que sujam candidatos (as) á frequência dos Cursilhos programados.

Veja as fotografias deste evento