Escrito por José Borlido

0a1e3ddabd5ef257ad86d1287dd0a147Realizou-se no passado dia 26 de Setembro, com início pelas 9,15 horas no auditório do Centro Pastoral Paulo VI em Darque, uma reunião de Delegados dos Centros de Ultreia, para apresentação do programa do Movimento dos Cursilhos de Cristandade para o “Ano Pastoral 2015/2016" e tratar de vários assuntos relacionados com as atividades do Movimento ao longo do ano Pastoral.

Depois do acolhimento aos Delegados, teve lugar a Oração de Laudes, que foi orientada pelo Assistente Espiritual do MCC, reverendo Padre José Torres Lima.

Na ordem de trabalhos a Presidente Conceição Ponte, começou por apresentar detalhadamente o Calendário do MCC para o Ano Pastoral 2015-2016, tendo chamado à atenção para a alteração que, por motivo de logística, após a execução gráfica dos programas, o “75.º Cursilho de Senhoras vai realizar-se de 1 a 4 de junho” e não de 8 a 11 como estava programado, tendo sido dada já essa informação por escrito a todos os Delegados.

A Presidente, apresentou a “nova Ficha de Inscrição” para frequentar um Cursilho (mais completas), tendo sido recomendado que não devem ser utilizadas as antigas, dado que não contemplam todos os dados necessários a uma inscrição completa.

Apresentou o “Novo Ideias Fundamentais” que acaba de ser lançado no Porto a nível Mundial, tendo já sido traduzido em várias línguas. È o livro fundamental dos Cursilhistas e particularmente dos Dirigentes, que o podem adquirir no Secretariado do MCC, embora esteja à venda também nas livrarias.

Lembrou que a Escola de Dirigentes terá a abertura a 19 de Outubro e que os temas que vão ser apresentados nas várias sessões de Escola, tem com centro o “Ano Jubilar da Misericórdia”, instituído pelo Papa Francisco, a Bula de proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia “rosto da misericórdia” <Misericordiae vultus> e a Carta Pastoral do nosso Bispo D. Anacleto Oliveira “Sede Misericordiosos”, tendo ainda duas sessões temáticas sobre o movimento.

O Ano da Misericórdia é o ano do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, como foi referido em Fátima, pelo assistente nacional do MCC, D. António Montes, a 19 de Setembro, aquando do “Encontro Nacional de Reflexão de Sacerdotes e Reitores.

Lembrou ainda o dia de “Espiritualidade a 29 de Novembro no Centro pastoral Paulo VI em Darque”, que este ano terá como palestrante o Bispo Auxiliar de Braga D. Francisco José Senra Coelho, Assistente espiritual do Comité Executivo do OMCC (Assistente a nível Mundial).

Antes de terminar Conceição Ponte, fez um apelo ao trabalho generoso de todos no sentido de procurarmos, sempre que possível frequentar a Escola, estar presente nas Clausuras e desde já dar início ao “Pré-Cursilho”, pois o 1º. Cursilho de Homens é já de 27 a 30 de Janeiro e não esquecer o dia de espiritualidade.

Os trabalhos terminaram com uma Oração de agradecimento ao Senhor, pedindo-lhe as maiores Bênçãos, para os trabalhos do MCC ao longo do Ano Pastoral.

Ver fotografias deste evento.