Escrito por José Borlido

Com a coordenação do Secretariado do MCC de Viana do Castelo

Reuniram no passado dia 2 de abril, no seminário menor da Arquidiocese de Braga todos os Secretariados da Zona Norte dos Cursilhos de Cristandade, em que estiveram presente representantes do Secretariados de: Aveiro, Braga, Bragança, Lamego, Vila Real, Viana do Castelo e Viseu.

A Reunião foi presidida Conceição Ponte, Presidente do Secretariado de Viana do Castelo, Secretariado que tem actualmente a coordenação do Núcleo Norte do MCC

A reunião teve início a Oração de Laudes, presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga D. Manuel dos Santos Almeida, que começou por agradecer aos Cursilhistas a sua missão na Igreja, como diz o Papa Francisco na “Alegria do Evangelho” todos somo importantes na Igreja do Senhor Jesus, empenhados numa sociedade melhor e mais justa. Temos que abraçar o lema da parábola do Bom Samaritano, que tem estado presente no Plano de Actividade da Diocese de Braga; num mundo onde o que se diz não corresponde á realidade e a pessoa humana não merece o respeito que lhe é devido como filho de Deus, procedemos como o Fariseu e o Levita e não com o bom Samaritano, curando as feridas dos jovens cuidar das famílias, da Igreja. É hora de recomeçar a viver a caridade e amar, concluiu D. Manuel dos Santos Almeida.

Seguiu-se o debate da agenda da reunião em que foram debatidos vários assuntos de interesse para o MCC, tendo em vista a necessidade de colocar em funcionamento em pleno todas as estruturas dos Secretariados, que a pandemia suspendeu em parte e que urge revitalizar como sendo a realização de Cursilhos e reuniões dos Centros de Ultreia e Escolas do MCC.