Escrito por José Borlido

2019 11 17   cda encerramento 2D. Anacleto Presidiu ao encerramento

Realizou-se nos dias 16 e 17 de novembro no Centro Paulo VI, um CDA «Curso de Dinamização Ambiental» destinado exclusivamente a Cursilhistas da nossa Diocese.

Numa iniciativa e logística do Secretariado do Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Viana do Castelo; Este primeiro CDA da Diocese de Viana do Castelo, teve a coordenação do Secretariado Nacional do Movimento dos Cursilhos de Cristandade.

A Equipa foi constituída pelo Presidente do Secretariado Nacional do MCC, Joaquim Mota, que foi o coordenador do curso, seis casais e uma jovem, dirigentes do MCC e teve como Diretor Espiritual o Cónego, José Lopes Baptista da Diocese do Porto que apresentou os temas: “Igreja no Mundo Contemporâneo e Espiritualidade pela Ação”

Frequentaram este primeiro CDA na nossa Diocese CDA 42 Cursilhistas, na sua maioria em casal.

Pelo Secretariado Diocesano esteve presente «a fazer o CDA» o Padre Manuel José Torre Assistente Espiritual Diocesano do MCC, a presidente do Secretariado, Conceição Ponte e outros membros do Secretariado.

O Curso que «com o se disse» foi destinado a quem já fez a experiência de um Cursilho de Cristandade e desenvolveu-se à luz da Doutrina Social da Igreja, emanada do Concílio Vaticano II e espelhada no “Novo Catecismo da Igreja Católica” tendo ainda como documentos mais citados a Rerum Novarum do Papa Leão XIII; Exortações Apostólicas do Papa Francisco; S. João Paulo II e S. Paulo VI.

Esta formação pretendeu ser essencialmente um aprofundamento do conhecimento das realidades dos vários ambientes e do papel dos leigos, na inserção das realidades temporais, e como atuar co ambiente para a sua cristianização; através do testemunho de vida e do amor a Jesus Cristo que é Amor, que nos acolhe e nos ama.

A caracterização de cada um dos ambientes, foi apresentada e vivenciada por cada um dos palestrantes «em casal» e uma jovem docente; trazendo as suas próprias experiências dos seus ambientes e ramos de atividade; na condição de empregadores (empresários e patrões) e de empregados (trabalhadores) e docentes «professores»; o que constituiu um enriquecimento complementar à vivência do Cursilho de Cristandade, um incentivo e um despertar para a necessidade de atuarmos nos nossos ambientes de cada dia; no compromisso e na consciencialização de como da nossa condição de “fieis” leigos estando atentos ás realidades dos nossos ambientes, e nas várias realidades temporais do nosso mundo.

Temos que ser uma Igreja em saída como nos diz o Papa Francisco; “A Igreja tem absoluta necessidade de ir ás periferias ( não só e nem apenas geográficas) mas ás periferias das pessoas como as Paróquias; as Autarquias; as Comissões de Moradores; Os Centro Sociais Paroquiais e outros, as Comissões de pais; Associações desportivas; Conferências Vicentinas e outras, onde se desenrola o nosso dia a dia; com a finalidade de cristianizar os ambientes e onde se incluem os ambientes naturais da Família como o porto seguro «pais, filhos, avós, netos».

Hoje sente-se uma crescente ausência da disponibilidade para o compromisso ativo nas estruturas sociais e Paroquiais; é necessária uma cultura de compromisso na corresponsabilidade.

Como referiu o Cónego Baptista num dos seus trabalhos apresentados neste CDA; Temos que ter estratégias para nos colocar-mos dentro dos problemas do mundo, estando atentos sobretudo aos mais necessitados; olhando o mundo com simpatia e diálogo permanente, sermos gente capaz de reflexão serena; agentes ativos da nova Evangelização; num mundo em constante processo de mudança do modo de viver, influenciado «em grande medida» pelos média, que em cada momento, colocam o mundo sempre presente; as tecnologias, com as suas vicissitudes, mas também com a sua beleza.

O encerramento do Curso, foi presidido pelo nosso Bispo D. Anacleto Oliveira e constou dos testemunhos dos participantes no CDA, encerrando com a Eucaristia do XXXIII domingo do tempo Comum, presidida por D. Anacleto Oliveira e concelebrada pelo Cónego José Lopes Baptista, Monsenhor Manuel José Azevedo Vilar e Padre Manuel José Torres Lima.

Pode ver aqui as fotos deste evento.