Escrito por José Borlido

reuniaonucleonorteabril2017aTeve lugar no passado dia 1 de Abril no Centro Pastoral Paulo VI em Darque, a Reunião do Núcleo Norte dos secretariados dos Cursilhos de Cristandade em que estiveram presente os Secretariados das Dioceses de Aveiro, Bragança, Lamego, Porto, Viseu, e Viana do Castelo; num total de 37 participantes.

Os trabalhos desenrolaram-se de acordo com a seguinte agenda:

1-       09,30h - Acolhimento

2-       10,00h - Oração de Laudes

3-       10,30h - Início dos Trabalhos: Aprovação da Ata da Reunião anterior

4-       10,35h- Cursilhos de Cristandade Programados e não realizados, em algumas Dioceses

5-       11,35h - Intendência e Mensagens para os Cursilhos de Cristandade

            a) - Análise e partilha sobre os conteúdos

            b) – Sugestões

6-       11,35h - “V Ultreia Mundial”

7-       12,30h – Outros assuntos, a apresentar pelos secretariados Diocesanos presentes.

A coordenação dos trabalhos esteve a cargo da Dirigente Graça Monteiro do Secretariado Diocesano de Bragança, que preside à coordenação do Núcleo Norte.

A reunião iniciou-se com a Oração de Laudes na capela grande do Centro Paulo VI, seguindo-se a reunião, que decorreu no Salão Nobre, num clima de grande partilha de opiniões e sintonia de propósitos; iniciada a Ordem de Trabalhos, foi clara a constatação de que, tendo em conta as realidades sentidas por cada um dos Secretariados Diocesanos prestantes, no Centro de Ultreia onde os sacerdotes colaboram com o Movimentos verifica-se uma maior facilidade em realizar os Cursilhos programados, embora reconhecendo que são os Cursilhistas que frequentam os Centros de Ultreia e todos os Cursilhistas em geral, que se devem empenhar com entusiasmo e com amor a Jesus Cristo e aos irmão na tarefa do Pré-Cursilho, que leve outros a sentir o desejo de viver a mesma experiencia maravilhosa de um Cursilho de Cristandade.

Outra constatação é de que uma vez que se não renovam os Centros de Ultreia com novos Cursilhistas, com o envelhecimento natural dos Cursilhistas existentes, torna-se mais difícil o Pré- Cursilho que leve à adesão de novos Cursilhistas.

Naturalmente que isso nos deve levar a uma reflexão pessoal de qual é o meu entusiasmo no Pré-Cursilho e o meu testemunho no 4º. Dia que leve a motivar a adesão à frequência de um Cursilho por aqueles que comigo se cruzam no dia-a-dia.

Também a possibilidade de ausência ou insuficiência de Intendência foi apontada como possível causa da não adesão de novos Cursilhistas, porque é necessário ter presente que; - antes de falares aos homens de Deus … fala a Deus dos homens, onde naturalmente entra a Oração.

Com a “V Ultreia Mundial” no horizonte temporal tão próximo, dado se realizar já no próximo dia 6 de maio em Fátima, e de acordo programa recebido do Secretariado Nacional em conformidade com o Organismo Mundial dos Cursilhos de Cristandade; foram debatidos vários assuntos e designados os vários participantes de cada Secretariado para realizar as tarefas proposta pelo Secretariado Nacional, dentro da organização da Ultreia.

A Reunião terminou por volta das 13,00 horas com o almoço nas instalações do Centro Paulo VI.

De referir que à margem da reunião, mas aproveitando a estada entre nós de tão importante e abrangente delegação, foi proporcionada uma visita guiada às novas instalações do Centro Paulo VI, onde como é conhecimento de todos os Diocesanos ali se realizaram importantes obras, que tornaram aquela casa muito acolhedora e com elevado conforto.

A opinião geral dos presentes foi de que de facto a Diocese de Viana com as obras efectuadas passou a dispor instalações magníficas para receber todos aqueles que o desejem e foram muitos a manifestar esse desejo para uma estadia proximamente.

Fotografias deste evento.