Escrito por José Borlido

encontro reflexao fatima 2O Secretariado do MCC e alguns Reitores e Reitoras do MCC da nossa Diocese, deslocaram-se a Fátima no passado dia 17 de Setembro, para estarem presentes no “Encontro de Reflexão” para Sacerdotes e Reitores, que teve lugar no Hotel Santo Amaro em Fátima, organizado pelo Secretariado Nacional do MCC.

O Encontro de reflexão todo ele centrado na Família e cujo tema proferido por D. António Montes, Assistente Espiritual Nacional do MCC foi “A Igreja Rejuvenesce – o MCC e as periferias” que a dado passo referiu: não pequeis! Que o sol não se ponha no vosso ressentimento, nunca permitais que o dia termine sem fazer as pazes com a família e por vezes basta um gesto.

O amor é alegre e tudo perdoa, tudo desculpa! Não tenhas pressa em culpar, vê o lado bom do outro. Todos somos uma simbiose de luzes e de sombras, o que nos deve levar a desculpar os outros, é necessário crescer na caridade conjugal.

O casamento cristão não é susceptível de divórcio, porque é fruto do amor infinito de Deus.

É preciso ter atenção ao ser humano, por vezes ouvimos dizer: A minha mulher já não olha para mim, só olha para os filhos e o meu homem já não olha para mim. O amor matrimonial tem que ser harmonioso, é necessário esforço para consolidar o matrimónio e evitar a sua dissolução, concluiu D. António Montes.

O Rolho “O Dirigente do MCC hoje” foi apresentado por um casal de Elvas da Diocese de Évora que depois de se debruçar sobre a forma como surgiu o dom e o carisma do MCC em Palma de Maiorca que nos foi dado por Eduardo Bonnín da forma que todos conhecemos é hoje urgente voltarmos à fonte à nascente, onde temos que beber, pois ela tem o carisma do MCC.

Focando-se no pré e pós cursilho e trazendo-nos a sua experiencia de casal Cursilhista e testemunhos de vida enriquecedores, apresentaram um conjunto de reflexões e testemunho centrados em “Jesus, pessoa, amizade” desenvolveu o que é ser dirigente do MCC hoje.

Ser dirigente é levantar, é ir e estar é estar próximo, não basta ser é preciso estar. O Dirigente não é aquele que manda, é aquele que dá da sua vida aos irmãos

Por sua vez o Presidente do MCC nacional Saul Quintas apresentou o Rolho “O Sacerdote nos Cursilhos de Cristandade” tendo referido a dado passo: Mais do que sermos grandes colaboradores paroquiais, temos que amar … amar cada irmão, amar a Cristo em cada Irmão, amar verdadeiramente a Deus. Proposta de santidade na normalidade da nossa vida.

Veja aqui as fotografias deste evento