Escrito por José Borlido

2023 03 18 82CCS Clausura 3D. João lavrador presidiu no passado dia 18 de março ao encerramento do 82º. Cursilho de Senhoras da Diocese, que se realizou no Centro Paulo VI de 15 a 18 de março e contou com 19 novas cursilhistas, oriundas dos Arciprestados de Arcos de Valdevez, Valença, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira e Guimarães (Diocese de Braga).

A Equipa Sacerdotal foi constituída pelo Padre José Aventino Amorim de Freitas, que foi o Director Espiritual do Cursilho e Padre Carlos Alberto Brito de Castro. A Equipa Leiga foi constituída por 10 Dirigentes do mcc, tendo como Reitora; Cátia de Jesus Lourenço Asseiro de Vila Nova de Cerveira.

O encerramento (Clausura) teve lugar no Auditório do Centro Pastoral Paulo VI, perante algumas centenas de Cursilhistas mais antigos que quiseram saudar as novas Cursilhistas, participando na Clausura que é sempre um momento de grande alegria e partilha de testemunhos, quer seja pelas novas Cursilhistas, quer pelos mais antigos.

Cátia Asseiro, Reitora do Cursilho (coordenadora) deu início á Clausura, dando as boas vindas a todos os presentes, referindo que o Cursilho correu muito bem, com grande empenhamento de todos: Equipa Leiga, Equipa Sacerdotal e novas Cursilhistas, o que deixa a garantia de que as novas cursilhistas vão viver um pós-cursilho com muito entusiasmo e empenhamento na família, na Paróquia, na comunidade e na sociedade em geral.

Seguiram-se os testemunhos das novas cursilhistas, que traduziram a forte vivência formativa e testemunhal no encontro intimo com Cristo, de que destacamos algumas citações: Construímos uma relação forte com Deus e uma amizade muito forte com todas; Gratas ao Senhor por nos trazer a este cursilho. Senti-me muito feliz nestes três dias e pensei em dar um presente a Deus e dei-Lhe o meu coração; A coisa que mais me marcou foi o encontro com Ele na visita ao Sacrário, nunca tinha sentido emoções tão fortes. Levo daqui esta alegria contagiante, que levo aos outros no 4º dia. Partimos daqui na certeza de que muito vai mudar nas nossas vidas daqui para a frente, em todas as situações onde nos encontremos.

D. João Lavrador na sua intervenção, começou por saudar toda a assembleia, que disse ser enriquecida pelas novas: Agradeçamos ao Senhor esta Graça que dá à Igreja Diocesana. No encontro que tive com a Equipa «antes do início do Cursilho» recomendei que nos situasse-mos a partir dos acontecimentos Bíblicos e dizia-lhes que tivessem em conta a transfiguração de Jesus Cristo no “Monte Tabor”. Os Apóstolos narraram o que presenciaram, viram e ouviram. Reparai na mensagem do Papa Francisco para a Quaresma, que antecipa a vitória de Cristo.

O novo rosto da Igreja só se dará através da transfiguração de cada um, de cada cristão na contemplação dessa Transfiguração partir de Jesus Cristo.

Estes três dias são a grande experiência para o quarto dia (o resto da vida de cada um). A Igreja é uma comunidade de discípulos, cuja missão é transmitir a “Boa Notícia” de Jesus Cristo: sempre foi necessário essa “Boa Notícia” – hoje, neste ano essa “Boa Notícia” é ainda mais necessária.

E D. João Lavrador terminou afirmando - As nossas comunidades no futuro não vão ser mais as comunidades de hoje.

Como é habitual seguiu-se a Eucaristia com que encerrou o 82º. Cursilho de Senhoras, presidida pelo nosso Bispo D. João Lavrador e concelebrada por sete Sacerdotes, um Diácono e um seminarista que acolitou.

Pode ver aqui as fotos deste evento.