Escrito por José Borlido

2023040485CCHomens 2O Movimento dos Cursilhos de Cristandade, realizou entre os dias 01 a 04 de fevereiro o 85º. Cursilho de Cristandade de Homens da Diocese de Viana do Castelo.

A sessão de encerramento «Ultreia» teve lugar no passado dia 04 de fevereiro, no Auditório de Centro Pastoral Paulo VI e foi presidida pelo nosso Bispo D. João Lavrador, reunindo algumas centenas de Cursilhistas, oriundos dos vários dos vários Arciprestados da Diocese.

A Equipa Sacerdotal, foi constituída pelo Padre Paulo José Norberto Alves, Vigário paroquial da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, que foi o director Espiritual do Cursilho; Monsenhor Manuel José da Costa Azevedo Vilar da paróquia da Meadela e Padre Nuno Maria Martins dos Reis Santos, Arcipreste de Viana do Castelo e pároco das paróquias de Perre e Outeiro.

A Equipa Leiga do cursilho foi constituída por 10 Dirigentes do MCC: Arménio Marques de Araújo de Outeiro que foi o Reitor do Cursilho; Joaquim Carlos Almeida Miguelote Castro de Carreço; Abílio Paulo Costa Sá de Castelo de Neiva; Alexandre Manuel Martins de Areosa; António Manuel Gonçalves Santos da Meadela; Carlos Alberto Fernandes Arieira de Perre; José Manuel Martins Marques de Perre; Luís Manuel Videira Branco de Perre e Álvaro Nuno Felgueiras Freixo de Perre.

Fizeram o seu Cursilho 10 novos Cursilhistas de entre eles os Diáconos: João Pedro Santos, Renato Martins Costa e João Maciel Cruz, dos Arciprestados de Viana do Castelo, Valença e Paredes de Coura.

Arménio Marques Araújo: O Reitor do cursilho «coordenador», deu início á Clausura, dando as boas vindas a todos os presentes e referindo que o cursilho correu maravilhosamente bem, com um grande empenhamento de todos, equipa e novos cursilhistas

Os novos Cursilhistas: Como sempre acontece nas Clausuras, deram testemunho os novos cursilhistas, que de um modo geral se centraram na forte vivência Espiritual e testemunhal, com expressões como: Estou maravilhado com estes três dias que nos encheram o coração, foi gratificante participar neste cursilho, que nos proporcionou um encontro íntimo e pessoal com Cristo no Sacrário e partimos na certeza do muito que as nossas vidas vão mudar daqui para a frente, em todas as situações da nossa vida a começar pela na família, mas também na Igreja, no trabalho e na sociedade em geral.

Padre Paulo Alves: O Padre Paulo Alves director Espiritual do Cursilho, na sua breve intervenção começou por referir: A melhor forma de compreender um cursilho de cristandade é compara-lo a uma viagem; o cursilho ajuda-nos a encontrar as coordenadas para a nossa viagem. No cursilho e na vida, aquilo que nos une além de Jesus Cristo é a amizade. O Padre Paulo Alves terminou dando a conhecer as inúmeras mensagens recebidas das Dioceses de Portugal, incluindo Viana do Castelo e de vários países do mundo.

Monsenhor Manuel José Vilar: Numa breve intervenção Monsenhor Manuel José Vilar, o que fez parte da Equipa Sacerdotal, dirigindo-se aos três diácono que acabavam de fazer o cursilho disse: Agarrai os cursilhos de cristandade, precisamos de vós, o Movimento precisa de Vós.

Álvaro Freixo: Em nome da Equipa Leiga «formadora» interveio o Dirigente Álvaro Freixo, que referiu: foi constituída uma verdadeira equipa no espírito de participação, amizade, união e missão; equipa que começou as reuniões de preparação no passado mês de outubro de 2022.

D. João Evangelista Lavrador: na sua intervenção o nosso Bispo começou por referir: Nós conhecemos Jesus Cristo que procura, que chama, que convoca e interpela. Um cursilho é uma experiência extraordinária de encontro com Cristo: Temos que deixar as práticas rotineiras, não que não tenham valor, mas é preciso mais, é preciso encontrar este Jesus Cristo que nos deve impulsionar a uma vida em comunidade, dar-se a conhecer através de nós nesta experiencia de amor; precisamos muito desta experiencia de iniciação cristã, sem ela cria-se uma vivência de um cristianismo ideológico: A partir da experiencia de Jesus Cristo, devem envolver-se nessa experiencia. Anda tudo á deriva, não há personalidade cristã, falta uma prática firme da sua fé. O Papa Francisco refere a necessidade de sermos comunidades de discípulos comunitários, num testemunho coerente e verdadeiro de Jesus Cristo. Ver as realidades dos nossos ambientes, estuda-los e intervir, cristianizando-os: Somos trabalhadores, somos obreiros, somos apóstolos.

D. João Evangelista Lavrador; Constatando que os novos cursilhistas eram todos oriundos do Arciprestado de Viana do Castelo, com excepção de dois Diáconos oriundos dos Arciprestados de Paredes de Coura e Valença, referiu: não pode ser! os outros Arciprestados tem cursilhistas e precisam de novos cursilhistas, lançai o convite, que é necessário fazer esta experiência para ir á procura dos outros. Eu tenho muito que fazer para a Igreja, por causa da Igreja, por causa do mundo.

Conclusão: O encerramento «Clausura» terminou com a celebração da Eucaristia do V Domingo do Tempo Comum, presidida por D. João Lavrador e concelebrada por oito Sacerdotes, três Diáconos e acolitada por um Seminarista.

De referir que estiveram presentes o Assistente Espiritual do Movimento Padre Manuel José Torres Lima e a Presidente do Secretariado Conceição Ponte, que em dado momento se dirigiu aos presentes para agradecer a presença de todos em grande número, presença que referiu, é sempre importante para os novos cursilhistas e para incentivar os mais velhos «no Cursilho».

Pode ver aqui as fotos deste cursilho.