Escrito por José Borlido

2020   83cc homens

O Bispo Diocesano D. Anacleto Oliveira, presidiu no passado dia 25 de janeiro no Auditório do Centro Paulo VI, ao encerramento do 83º. Cursilho de Cristandade de Homens da Diocese de Viana do Castelo.

O Cursilho decorreu no Centro Paulo VI de 22 a 25 de janeiro, em que fizeram o Cursilho 10 novos Cursilhistas, oriundos dos Arciprestados de Viana do Castelo, Caminha. Monção e Ponte do Lima, sendo dois dos participantes jovens Diáconos, que viveram também a experiência de um Cursilho de Cristandade.

A Equipa Sacerdotal foi composta pelo Monsenhor, Manuel José Azevedo Vilar, Pároco da Meadela, que foi o Diretor Espiritual do Cursilho e o Sr. Padre Nuno Santos, Arcipreste de Viana do Castelo e Pároco das Paróquias e de Perre e Outeiro.

A Equipa Reitora foi composta pelo Arménio Marques de Araújo de Outeiro, que foi Reitor do Cursilho e coordenou uma equipa de 10 Dirigentes do MCC.

O Encerramento foi vivido com muita alegria e entusiasmo pelos novos Cursilhistas, Equipa Sacerdotal e Leiga e pelas centenas de Cursilhistas vindos dos vários Arciprestados da Diocese.

Nos seus testemunhos da vivencia dos três dias de Cursilho, de entre os destaques a referir a forte vivência de um grande espírito de amizade e formação e testemunhos de vida dados pelos palestrantes, num tempo forte Oração e Espiritualidade; que será transportada para a vivência dos pós-cursilho: na família, na Paróquia; no trabalho e na sociedade em geral.

No homília Anacleto, depois de uma reflexão sobre os textos da Missa, centrando-se no chamamento do Senhor dos quatro pescadores fazendo deles pescadores de homens «vinde e segui-Me e farei vós pescadores de homens» referiu que a palavra mais ouvida, foi a palavra amizade e amigo: Deus faz-nos felizes; a amizade é que conquista as pessoas para Cristo e para a vida e será pela amizade que conquistareis outros a viver a experiencia que vós acabais de viver, em que vos enriquecestes do amor a Jesus Cristo e aos irmãos, pela forte vivencia da sua palavra nestes três dias de Cursilho.

Pode ver aqui fotos do grupo do cursilho e da clausura deste cursilho.