Escrito por José Borlido

2019 05 25 00001O Bispo da Diocesano, D. Anacleto Oliveira, presidiu no passado dia 11 de maio, à Clausura de encerramento do 82º. Cursilho de Cristandade de homens da Diocese de Viana do Castelo, no Centro Paulo VI em Darque.

O Cursilho realizou-se nas instalações do Centro Paulo VI, entre de 08 a 11 de maio. A Equipa Sacerdotal foi composta pelo Director Espiritual, Padre Daniel Jorge da Silva Rodrigues; Padre Eugénio Freitas da Silva e Padre Luís Armando Barros Martins.

Foi Reitor do Cursilho o Dirigente, António Alves Araújo de Refoios, Ponte de Lima, que coordenou a Equipa Leiga de 11 Dirigentes do MCC.

A Clausura foi vivida com muita alegria e entusiasmo pelos novos por todos os Cursilhistas presentes auditório do Centro Paulo VI, que vibraram com os testemunhos dos novos Cursilhistas, que de um modo geral realçaram a forte vivência Espiritual em Cristo nos três dias de Cursilho e deixaram o compromisso de que este encontro íntimo com Cristo, vai contribuir para o enriquecimento da sua vida em família, na Comunidade e na sociedade em geral, procurando ter presente os ensinamentos recebidos no Cursilho.

Na sequência da constatação da dificuldade em adesões à frequência de um Cursilho, D. Anacleto referiu: Pensei muito na frase que o Papa Francisco colocou na porta do seu quarto: «é proibido lamentar-se: lamentar-se não é cristão».

A Clausura terminou com a celebração da Eucaristia de domingo, presidida por D. Anacleto e concelebrada por mais 5 sacerdotes: Na homília D. Anacleto, referindo-se à primeira Leitura de Domingo dos actos dos Apóstolos que fala da alegria, disse: os Apóstolos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo; O Crucificado é o Ressuscitado “há muita gente por aí a precisar de Cristo - Agarrem-se a Cristo, deixem-se agarrar por este Cristo.

Pode ver aqui fotos deste evento e aqui.