Escrito por José Borlido

78ccsenhorasRealizou-se de 13 a 16 de março no Centro Paulo VI, o 78º. Cursilho de Cristandade de Senhoras da nossa Diocese, em que participaram 13 novas Cursilhistas VI, vindas dos Arciprestados de: Arcos de Valdevez, Caminha e Viana do Castelo.
Foi Reitora do Cursilho a Dirigente Nazaré Cesaltina Asseiro, de Reboreda, Vila Nova de Cerveira, que coordenou uma equipa de 11 Dirigentes do MCC.


A Equipa Sacerdotal, foi constituída pelo Padre Arcélio José Pereira de Sousa, que foi o Diretor Espiritual do Cursilho; Padre Joel Gomes de Brito e Padre Vitor Manuel Rodrigues Gonçalves Rocha.
A Clausura de encerramento realizou-se no dia 16 de março, no Auditório do Centro Paulo VI e foi presidida pelo Bispo nosso Bispo, D. Anacleto Oliveira; Clausura que decorreu num clima de muita alegria e festa, e iniciou-se com a intervenção da Reitora do Cursilho, Nazaré Asseiro, seguindo-se os testemunhos e vivências dos três dias do Cursilho, por cada uma das novas Cursilhistas, das quais se ouviram expressões como: Foi um desafio muito grande que me marcou muito e vai mudar a minha vida; Estou feliz e agora vou levar Cristo aos ambientes onde estou inserida, a começar na minha própria família; Foi maravilhoso, foi uma experiencia única do encontro com Cristo no Sacrário; No Cursilho encontrei um Pai, há muito que não tinha um Amigo assim e é bom ter um Pai assim.
Um traço comum em todos os testemunhos, foi a referência ao encontro com Cristo na intimidade do Sacrário; algo de maravilhoso e de inesquecível, enriquecido por um tempo forte de Oração e Formação e Evangelização.
Findos os testemunhos o Director Espiritual, Padre Arcélio Sousa, deu a conhecer aos presentes que foram recebidas 159 mensagens de 138 Dioceses de vários países e das Dioceses de Portugal «via email» e também muitas intendências individuais dos Cristãos da Diocese.
Como reflexo dos testemunhos D. Anacleto começou por referir: O Senhor deu-me uma Diocese fantástica: O encerramento dos Cursilhos é dos momentos mais belos como Bispo e agradeço ao Senhor esta Bênção maravilhosa.
A Clausura terminou com a celebração da Eucaristia, Presidida por D. Anacleto e concelebrada por mais 7 Sacerdotes. Na homilia o nosso Bispo Diocesano, fazendo uma similitude entre os testemunhos e o Evangelho da Eucaristia do II Domingo da Quaresma; referiu-se a várias sitações das novas Cursilhistas como: Sou mulher e neste Cursilho encontrei um Pai; Foi tão bom estar aqui, estes três dias tão belos, que gostaria de continuar aqui.
Este é o meu Filho muito amado, escutai-O. Esta é a mensagem para o vosso 4º. Dia: se alguém quiser seguir-Me tome a sua cruz e siga-Me. Estes momentos são fundamentais porque é assim que vamos buscar forças para ir às reuniões de formação e de preparação do Cursilho, para convidar outros e outras a vir viver esta maravilhosa experiencia de Cristo, vivendo um Cursilho de Cristandade D. Anacleto terminou referindo que: “Se a vida não for fecunda, não é vida” e isto é para todos e todas. Isto é o 4º. Dia «Escutai-O». 
Depois de entregues os “cartões de frequência do Cursilho” às 13 novas Cursilhistas, D. Anacleto deu a Bênção, com que terminou o encerramento de mais um Cursilho de Cristandade de Senhoras da nossa Diocese.

Pode ver fotos deste evento aqui fotos deste evento aqui.