Escrito por José Borlido

2018 04 28 00004O Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Viana do Castelo, realizou de 25 a 28 de abril de 2018, o 80º. Cursilho de Cristandade de Homens, que teve lugar nas instalações do Centro Pastoral Paulo VI em Darque.

Realizaram o seu Cursilho nove novos Cursilhistas, dos Arciprestados de Valença e Viana do Castelo.

A Equipa Leiga, foi constituída por onze Dirigentes do MCC, sendo Reitor do Cursilho o Dirigente António Eça de Monção.

A Equipa Sacerdotal foi constituída pelos Padres: Arcélio José Pereira de Sousa, que foi o Diretor Espiritual do Cursilho; Padre Rogério Fernandes Rodrigues e Padre Fernando Gomes Loureiro.

O Cursilho iniciou-se pelas 19,00 horas do dia 25 de Abril, com o acolhimento aos novos Cursilhistas, pela Equipa Leiga e Sacerdotal, na presença de muitos Cursilhistas, presentes no Centro Pastoral Paulo VI e familiares das novas Cursilhistas, que saudaram cada um dos novos Cursilhistas, Equipa Leiga e Sacerdotal, do 80º. Cursilho de Homens da nossa Diocese, que se assim se iniciou num clima de verdadeira alegria Cristã.

A Clausura de encerramento decorreu, em clima festa e alegria, com início às 21,00horas do dia 28, no Auditório do Centro Pastoral Paulo VI, perante centenas de Cursilhistas que saudaram efusivamente os novos Cursilhistas na Clausura de encerramento do seu Cursilho de Cristandade, que constituiu uma experiência única e irrepetível e marcante em suas vidas.

Os testemunhos dos novos Cursilhistas deram a todos os presentes a certeza de que valeu a pena estes três dias de encontro íntimo e profundo com Cristo e o que isso vai transformar as suas vidas no seu Pós-Cursilho, ou seja no 4º. Dia como é nosso lema de Cursilhistas.

Dos testemunhos aqui deixamos alguns resumos: Eu estava fechado num quarto escuro e abri as portas para entrar a Luz e ver as maravilhas que Cristo faz em nós, quando nos abrimos à Sua Palavra e no compromisso que devemos ter para testemunhar a nossa fé nos ambientes. A partir de hoje passarei a ponderar melhor as decisões que irei tomar na minha vida, quer seja no trabalho, na família ou na sociedade, porque levo o coração cheio de experiencias de vida e testemunhos de vivência de Fé; Levo para o meu 4º. dia uma força inexplicável que me vem de Deus, para O seguir na Igreja, na Família e em todas as situações da minha vida; Vim a este Cursilho porque quis melhorar a minha fé e agora no 4º. dia fazer mais e melhor, porque encontrei Cristo e quero leva-lo aos outros; Estes três dias de Cursilho foram como um sol radioso, que se abreu na minha vida e que vou viver no 4º. dia e procurar transmitir aos outros meus irmãos, a começar pela minha família.

Finda a apresentação dos novos Cursilhistas, numa breve reflexão sobre a Clausura e os testemunhos dos novos Cursilhistas o Bispo Diocesano D. Anacleto Oliveira, começou por referir; Na nossa Diocese, estamos no ano da gratidão e eu tenho que agradecer este momento, estar aqui é uma sensação muito especial; quem é verdadeiramente feliz é santo e este ambiente e os testemunhos dão felicidade. Esta Clausura fica marcada pelas muitas referências ao 4º. dia e isso foi o que mais me agradou nesta Clausura.

Seguiu-se a Eucaristia de encerramento no mesmo Auditório, Presidida pelo nosso Bispo D. Anacleto Oliveira e concelebrada por cinco Sacerdotes. Na homilia, como reflexão aos textos da Eucaristia, D. Anacleto começou por referir; É este o Seu mandamento, Cristo concede-nos tudo o que Lhe pedirmos, se cumprirmos os Seus mandamentos; Amarmo-nos uns aos outros como Ele nos amou. Amar implica sacrifícios, porque exige que estejamos com os outros, que os amemos.

Dirigindo-se aos novos Cursilhistas, D. Anacleto referiu: Não se isolem, não tenham medo, não se afastem. Eu preciso da Igreja, de ir á Missa, não só porque eu preciso, mas porque os outros precisam de mim. E terminou dizendo: É preciso trazer mais gente ao Cursilho, não pelo Movimento, mas pela pessoa, porque eu a amo; vou ao encontro do outro porque lhe quero bem. Não encontreis desculpas para não sair; não inventeis desculpas para não dareis fruto, trazendo outros a viver a experiencia do encontro com Cristo e consigo mesmo.

Pode ver fotografias deste evento aqui e aqui.