Escrito por José Borlido

76ccsenhoras a 3O Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Viana do Castelo realizou nos passados dias 07 a 10 de março o 76º. Cursilho de Cristandade de Senhoras, nas instalações do Centro Pastoral Paulo VI em Darque

Realizaram o seu Cursilho 11 novas Cursilhistas, provenientes dos Arciprestados de Arcos de Valdevez, Monção, Ponte da Barca e Viana do Castelo.

A Equipa Reitora foi constituída por onze senhoras Dirigentes do MCC, sendo Reitora do Cursilho a Dirigente e Presidente do Secretariado Diocesano; Maria da Conceição Carvalhido da Ponte, da Paróquia da Meadela

A Equipa Sacerdotal foi constituída pelo Diretor Espiritual, Padre André Filipe Costa Gonçalves, das Paróquias de Longos Vales, Portela, Saco e Cambeses; e os Padres Joel Gomes de Brito; das paróquias de Álvora, Extremo, Padroso e Portela; e padre Vitor Miguel Rodrigues Gonçalves Rocha, da paróquia de Santa Maria Maior.

O Cursilho iniciou-se com o acolhimento às novas Cursilhistas, pelas 19,00 horas do dia 07 das novas Cursilhistas pela Equipa Leiga e Sacerdotal e Cursilhistas presentes no Centro Pastoral Paulo VI, em que estiveram presente familiares das novas Cursilhistas e muitos Cursilhistas, que aplaudiram cada uma das novas Cursilhistas, Equipa Leiga e Sacerdotal, deste 76º. Cursilho de senhoras, que se iniciou num verdadeiro clima de saudável alegria Cristã.

A Clausura de encerramento decorreu mais uma vez em clima alegria e festa, com início às 21,00horas do dia 10 no Auditório do Centro Pastoral Paulo VI perante centenas de Cursilhistas que saudaram efusivamente as novas Cursilhistas, em “Clausura” de encerramento, com que terminou o seu Cursilho de Cristandade, que no seu dizer constituiu experiência única e inesquecível nas suas vidas.

Nos seus testemunhos ficou patente o propósito de mudança de vida que um Cursilho de Cristandade proporciona, por uma forte vivência Espiritual e humana, nos três dias do Cursilho, geradora do aprofundamento da fé, no conhecimento da Palavra e projectos de Jesus Cristo, enriquecida pelo testemunho de vida das Dirigentes, com vista a proporcionar uma mudança interior de vida, geradora de um melhor e mais Cristão ambiente familiar, Paróquia, sociedade em geral e em todos os ambientes em que cada nova Cursilhista se movimenta, na fidelidade aos princípios do Movimento de fermentar de Espírito Evangélico todos os ambientes, tendo em vista à sua Cristianização, contando para isso com a Força do Espírito Santo e a presença de Deus em todos os momentos de suas vidas.

A alegria estampada no rosto de todas as novas Cursilhistas, Equipa Leiga e Sacerdotal, era o reflexo do espírito com que o Cursilho foi vivido, deixando antever o reflexo positivo que vai ter em suas vidas. Em “Tempo Pascal” os seus testemunhos deixaram a certeza de que neste Cursilho aconteceu Ressurreição de Jesus Cristo em suas vidas.

A tudo isto acresce a vivência de uma perfeita ”Comunhão de Igreja e de irmãos”, que geradora de uma forte e indestrutível amizade entre as novas Cursilhista, Equipa Leiga e Equipa Sacerdotal que, como sempre é afirmado se prolongará pelo resto de suas vidas, a que o Movimento define como o seu 4º. Dia.

Na Clausura de encerramento os testemunhos, centraram-se na alegria do encontro íntimo com Cristo no Sacrário e a felicidade de ter vivido este Cursilho, com o Espírito Santo sempre presente na Proclamação da Palavra e dos Rolhos (palestras testemunhais) que as fortaleceu para a vivência do seu 4º. Dia, o resto de suas vidas.

Dos seus testemunhos deixamos apenas algumas citações como: Vim ao Cursilho sem saber o que era, mas obtive a resposta vivendo-o e estou feliz por Deus ter acreditado em mim. Estes três dias fizeram-me refletir, conhecer melhor a Jesus Cristo e até a mim mesma. O que mais me tocou profundamente foi a visita ao Sacrário, com Cristo ali tão perto. Que no 4º. Dia possa por em prática udo o que aprendi nestes três dias de Cursilho. Muito haveria a dizer de tantas emoções vividas, vou muito feliz. Só quando temos capacidade de raciocinar é que conhecemos o que Deus quer e espera de nós. O Cursilho permitiu-me conhecer-me melhor e ter uma ideia mais concreta do Sacramento da Reconciliação, estar mais perto de Cristo e falar com Ele o que há muito não fazia. Daqui para a frente, vou procurar estar mais atenta às necessidades dos outros. Foram três dias tão importantes na minha vida, que nunca mais vou esquecer. Vou muito feliz porque encontrei Deus no Cursilho e vou leva-Lo para a minha vida e leva-lo aos outros meus irmãos.

Numa breve reflexão sobre a Clausura e os testemunhos das Novas Cursilhistas o nosso Bispo D. Anacleto Oliveira salientou: A palavra mais ouvida nos vossos testemunhos foi; Vou muito feliz. Feliz porquê questionou: quanto mais arriscar, quanto menos calculista eu for, mais feliz serei. Sou feliz quando me dou; aqui está a chave! Se eu sou feliz eu quero fazer feliz mais alguém: Conquistem pessoas para as fazer felizes: se eu fizer outros felizes, eu serei feliz. Eu sou feliz e sei que sereis mais felizes se trouxéreis outros a viver esta experiência. Não tenham medo, não sejam calculistas.

Seguiu-se a Eucaristia de encerramento “IV Domingo da Quaresma” que teve lugar no mesmo Auditório do Centro Paulo VI e foi Presidida pelo nosso Bispo D. Anacleto Oliveira, que na homilia salientou: assim como Moisés elevou a serpente no deserto: assim o Filho do Homem será elevado na Cruz, para que todo aquele que acreditar Nele seja salvo: Na Cruz de braços abertos para abraçar o vosso 4º. Dia: Quando as forças vos faltarem contai com Ele.

O amor é sempre doloroso, porque eu tenho que renunciara a muito de mim mesmo: mas não há nada mais belo que o amor, para mim que amo e para aquele (la) que recebe o meu amor.

Alguns dados estatísticos do Cursilhos:

Cursilhista mais nova, 34 anos de idade; Cursilhista mais idosa, 75 anos de idade; média de idades das 11 novas Cursilhistas 56 anos.

De referir que esteve presente no encerramento do Cursilho, uma delegação do Secretariado do MCC da Diocese do Porto, tendo o seu presidente Joaquim Mota, a convite da Reitora do Cursilho, dado testemunho na Clausura.  

Veja aqui fotografias deste evento e também aqui.