Presidida pelo nosso Bispo D. Anacleto Oliveira, realizou-se no passado dia 27 de janeiro no Auditório de Centro Pastoral Paulo VI em Darque, Diocese de Viana do Castelo, a Clausura de encerramento do 79º. Cursilho de Cristandade de Homens da Diocese de Viana do Castelo, que reuniu centenas de Cursilhistas, vindos dos vários Arciprestados da Diocese, que enchiam o Auditório.
O Cursilho realizou-se de 24 a 27 de janeiro no Centro Paulo VI em Darque, Viana do Castelo; Realizaram pela primeira vez o seu Cursilho de Cristandade, 13 novos Cursilhistas, provenientes dos Arciprestados de Arcos de Valdevez, Monção, Ponte de Lima, Valença e Viana do Castelo, estando entre eles o Diácono, Luís Armando Barros Martins, de Poiares, Ponte de Lima, que também fez o Cursilho.
A Equipa Leiga foi composta por onze Dirigentes do MCC das Freguesias de: Alvarães, Ancora, Carreço, Meadela, Outeiro, Perre, Vila Franca e Vila Fonche - Arcos de Valdevez. Foi Reitor do Cursilho o Dirigente: Joaquim Carlos Almeida Miguelote de Castro, da Paróquia de Carreço.
A Equipa Sacerdotal foi constituída pelo Diretor Espiritual, Monsenhor Manuel José da Costa Azevedo Vilar da Paróquia de Santa Cristina da Meadela; Padre Bruno Manuel Gonçalves Barbosa, das Paróquias do Divino Salvador, S. Paio, Sistelo, Vila Fonche, Vilela, Giela, (S. Vicente) e Guilhadeses, (Santo André) e o Diácono João Martinho Rodrigues Amorim, de Rio de Moinhos (já Cursilhista).
Depois das Orações iniciais, seguiram-se os testemunhos da vivência do Cursilho, pelos novos Cursilhistas, Reitor do Cursilho e Diretor Espiritual do Cursilho.
Nos seus testemunhos, os novos Cursilhistas fizeram eco da sua forte vivência Espiritual e testemunhal e do seu encontro com íntimo Cristo no Sacrário, tendo expressões como: Nunca tinha estado assim em frente ao Sacrário, com Cristo ali tão perto; este Cursilho fortaleceu o meu Espírito e a minha alma e tenho a certeza de que vou ser melhor marido e melhor pai do que tenho sido até aqui.
Em todos os novos Cursilhistas ficou patente que o Cursilho terá reflexo no 4º. Dia, em todas as situações de suas vidas, a começar pela família, comunidade, Igreja e nos ambientes; onde procurarão levar a mensagem recebida no Cursilho de que o mundo nossos ambientes.
Em breves palavras, D. Anacleto Oliveira, referiu que a Clausura foi o reflexo de um forte encontro com Cristo e consigo mesmos passados nos três dias do Cursilho.
Como é habitual a Clausura terminou com a celebração da Eucaristia de conclusão, que foi presidida por D. Anacleto Oliveira e concelebrada por três Sacerdotes e dois Diácono.
Na homilia D. Anacleto, começou por referir os nomes da Equipa Leiga e Sacerdotal do Cursilho, dizendo ter sido esta a primeira vez que o fez por considerar que são homens que dão a sua vida à Igreja; Se a nossa Diocese é hoje o que é; muito deve a este Movimento, pelo que é de justiça ter uma palavra de gratidão para com eles; Nomeei estes homens também como representantes deste Movimento noutros Cursilhos.
A mensagem de Cristo só se recebe quando se sente a vivência nessas pessoas, quando sabemos das reuniões de preparação para o Cursilho, os sacrifícios passados e as deslocações para interiorizar a mensagem que vos foi transmitida nestes três dias do Cursilho; concluiu o nosso Bispo.
De referir que esteve presente na Clausura uma delegação do Secretariado do Movimento dos Cursilhos de Cristandade de Braga, tendo o seu Presidente Jaime Eduardo Silva Pinto, dado testemunha no momento destinado aos Cursilhistas mais velhos e visitantes de outras Dioceses.
Alguns dados estatísticos do Cursilho: O Cursilhista mais novo tem 25 anos de idade, e o mais velho 71anos; a média de idades foi de 58 anos: o nível escolar foi: antiga 4ª. Classe -5; 6º. ano -2; antigo 5º. ano comercial -1; 9º. ano -2; 12º. ano -2; licenciatura -1.
Intendência recebida para o Cursilho: Diocesana 273, Internacional: 122 mensagens recebidas de 112 Dioceses de 20 países: Portugal (10 Dioceses), Argentina, Brasil, Itália, México, Canadá, Colômbia, Paraguay, Espanha, Austrália, República da Koreia, República Dominicana, Gibraltar, Uruguai, Perú, Venezuela, Costa Rica, Chile, El Salvador, USA, Manchester.