Escrito por José Borlido

79cc homens 5Presidida pelo nosso Bispo D. Anacleto Oliveira, realizou-se no passado dia 27 de janeiro no Auditório de Centro Pastoral Paulo VI em Darque, Diocese de Viana do Castelo, a Clausura de encerramento do 79º. Cursilho de Cristandade de Homens da Diocese de Viana do Castelo, que reuniu centenas de Cursilhistas, vindos dos vários Arciprestados da Diocese, que enchiam o Auditório.

O Cursilho realizou-se de 24 a 27 de janeiro no Centro Paulo VI em Darque, Viana do Castelo; Realizaram pela primeira vez o seu Cursilho de Cristandade, 13 novos Cursilhistas, provenientes dos Arciprestados de Arcos de Valdevez, Monção, Ponte de Lima, Valença e Viana do Castelo, estando entre eles o Diácono, Luís Armando Barros Martins, de Poiares, Ponte de Lima, que também fez o Cursilho.

A Equipa Leiga foi composta por onze Dirigentes do MCC das Freguesias de: Alvarães, Ancora, Carreço, Meadela, Outeiro, Perre, Vila Franca e Vila Fonche - Arcos de Valdevez. Foi Reitor do Cursilho o Dirigente: Joaquim Carlos Almeida Miguelote de Castro, da Paróquia de Carreço.

A Equipa Sacerdotal foi constituída pelo Diretor Espiritual, Monsenhor Manuel José da Costa Azevedo Vilar da Paróquia de Santa Cristina da Meadela; Padre Bruno Manuel Gonçalves Barbosa, das Paróquias do Divino Salvador, S. Paio, Sistelo, Vila Fonche, Vilela, Giela, (S. Vicente) e Guilhadeses, (Santo André) e o Diácono João Martinho Rodrigues Amorim, de Rio de Moinhos (já Cursilhista).

Depois das Orações iniciais, seguiram-se os testemunhos da vivência do Cursilho, pelos novos Cursilhistas, Reitor do Cursilho e Diretor Espiritual do Cursilho.

Nos seus testemunhos, os novos Cursilhistas fizeram eco da sua forte vivência Espiritual e testemunhal e do seu encontro com íntimo Cristo no Sacrário, tendo expressões como: Nunca tinha estado assim em frente ao Sacrário, com Cristo ali tão perto; este Cursilho fortaleceu o meu Espírito e a minha alma e tenho a certeza de que vou ser melhor marido e melhor pai do que tenho sido até aqui.

Em todos os novos Cursilhistas ficou patente que o Cursilho terá reflexo no 4º. Dia, em todas as situações de suas vidas, a começar pela família, comunidade, Igreja e nos ambientes; onde procurarão levar a mensagem recebida no Cursilho de que o mundo nossos ambientes.

Em breves palavras, D. Anacleto Oliveira, referiu que a Clausura foi o reflexo de um forte encontro com Cristo e consigo mesmos passados nos três dias do Cursilho.

Como é habitual a Clausura terminou com a celebração da Eucaristia de conclusão, que foi presidida por D. Anacleto Oliveira e concelebrada por três Sacerdotes e dois Diácono.

Na homilia D. Anacleto, começou por referir os nomes da Equipa Leiga e Sacerdotal do Cursilho, dizendo ter sido esta a primeira vez que o fez por considerar que são homens que dão a sua vida à Igreja; Se a nossa Diocese é hoje o que é; muito deve a este Movimento, pelo que é de justiça ter uma palavra de gratidão para com eles; Nomeei estes homens também como representantes deste Movimento noutros Cursilhos.

A mensagem de Cristo só se recebe quando se sente a vivência nessas pessoas, quando sabemos das reuniões de preparação para o Cursilho, os sacrifícios passados e as deslocações para interiorizar a mensagem que vos foi transmitida nestes três dias do Cursilho; concluiu o nosso Bispo.

De referir que esteve presente na Clausura uma delegação do Secretariado do Movimento dos Cursilhos de Cristandade de Braga, tendo o seu Presidente Jaime Eduardo Silva Pinto, dado testemunha no momento destinado aos Cursilhistas mais velhos e visitantes de outras Dioceses.

Alguns dados estatísticos do Cursilho: O Cursilhista mais novo tem 25 anos de idade, e o mais velho 71anos; a média de idades foi de 58 anos: o nível escolar foi: antiga 4ª. Classe -5; 6º. ano -2; antigo 5º. ano comercial -1; 9º. ano -2; 12º. ano -2; licenciatura -1.

Intendência recebida para o Cursilho: Diocesana 273, Internacional: 122 mensagens recebidas de 112 Dioceses de 20 países: Portugal (10 Dioceses), Argentina, Brasil, Itália, México, Canadá, Colômbia, Paraguay, Espanha, Austrália, República da Koreia, República Dominicana, Gibraltar, Uruguai, Perú, Venezuela, Costa Rica, Chile, El Salvador, USA, Manchester.

Veja aqui fotos deste evento e aqui.