Escrito por José Borlido

CURSILHO SENHORAS 74. FOTO GRUPO PALCODecorreu entre os dias 08 e 11 de março nas instalações do Centro Pastoral Paulo VI em Darque o 74º. Cursilho de Senhoras da nossa Diocese, em que realizaram o seu Cursilho 16 novas Cursilhistas, provenientes dos Arciprestados de Arcos de Valdevez, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Valença.

A Equipa Leiga foi composta por 11 Dirigentes, duas delas a trabalhar pela primeira vez num Cursilho; foi Reitora do Cursilho a Dirigente Maria da Conceição Carvalhido da Ponte, da Meadela, Presidente do Secretariado Diocesano do MCC.

A Equipa Sacerdotal foi constituída pelo Diretor Espiritual o Padre Moisés Duarte Rodrigues Correia; Pároco de Azias, Vade (S. Pedro), Vila Chã (S. João Batista) e Vila Chã (S. Tiago); do Arciprestado de Arcos de Valdevez e o Padre José Álvaro Aguiar Correia de Sá; Pároco de Sandiães, Gaifar, Vilar das Almas e Calvelo; do Arciprestado de Ponte de Lima.

O Cursilho teve início pelas 19,00 horas com a chamada das novas Cursilhistas, Equipa Leiga e Sacerdotal, na escadaria interior do Centro Pastoral Paulo VI, com a presença de muitos familiares das novas Cursilhistas e Cursilhistas mais antigos, que aplaudiram generosamente todas as novas Cursilhistas, Dirigentes e Sacerdotes deste Cursilho.

A Clausura de encerramento iniciou-se pelas 21,00horas do dia 11 no Auditório do Centro Pastoral Paulo VI que estava repleto de Cursilhistas que saudaram as novas Cursilhistas, acabadas de realizar o seu Cursilho de Cristandade, que se traduz numa forte vivência Espiritual e aprofundamento da sua fé em Jesus Cristo, com vista a uma transformação de vida, geradora da criação de uma nova vivência nos seus ambientes, Família, Paróquia e na sociedade em geral, fieis ao lema do Movimentos de fermentar os ambiente de Espírito Evangélico.

Foi visível a alegria estampada no rosto de todas as novas Cursilhistas, Equipa Leiga e Sacerdotal, fruto da intensidade e do espírito vivido nos três dias do Cursilho, em perfeita comunhão de Igreja e de irmãos, que gerou uma forte e indestrutível amizade entre todos, que se prolongará pelo 4º. dia, ou seja pelo resto de suas vidas.

Os testemunhos das novas Cursilhistas deixaram bem patente o clima de vivido no Cursilho, tendo no geral sido salientada a riqueza do maravilhoso encontro intimo com Cristo, que atingiu o seu epílogo nas visitas ao Sacrário, referida por todas como tendo sido uma experiência única e com momentos inesquecíveis e de grande emoção, com Cristo ali tão perto de nós; ali abrimos o coração a Deus e ao Seu Filho Jesus e colocamos todas as nossas preocupações, o que irá ter reflexos muito positivos nas nossas vidas, a começar na família, na Igreja, na comunidade e em todos os ambientes em que cada uma está inserida no seu dia-a-dia.

Com este Cursilho completei tudo que queria realizar com Jesus, agora vou procurar ser melhor e ajudar as outras pessoas e dar-lhes “Carinho Paz e Amor”.

D. Anacleto Oliveira, referindo-se aos testemunhos proferidos pelas novas Cursilhistas, salientou o facto de todas elas se referirem como momento mais emocionante e único nas suas vidas as visitas ao Sacrário, pela proximidade sentida de Deus, operando uma transformação em suas vidas a partir desta experiencia de Cristo.

D. Anacleto relacionou esta transformação com a Liturgia do II Domingo da Quaresma que estava-mos a viver, e lembrou um testemunho de uma das novas Cursilhistas que referiu: deitei fora o ferro velho que havia em mim e espero viver o meu 4º. Dia melhor que até aqui, com a ajuda de Deus; A Quaresma é um momento propício para deitarmos fora o ferro velho em que por vezes se transformou a nossa vida e o nosso coração e dar-mos início a uma vida nova.

Como habitualmente a Clausura encerrou com a celebração da Eucaristia do II Domingo da Quaresma “o Evangelho de Transformação do Senhor”, presidida por D. Anacleto Oliveira e concelebrada pelo Bispo emérito D. José Pedreira e mais seis Sacerdotes.

Na homilia D. Anacleto refletindo sobre o “Evangelho da Transformação do Senhor; Começou por citar as palavras do Evangelho “Quem dizem os homens que eu sou”; E vós quem dizeis que eu sou? Ao que Simão Pedro respondeu; Tu és o Messias o Filho de Deus vivo, referindo igualmente as palavras de Jesus; “quem quiser seguir-me renuncie a si mesmo tome a sua cruz e siga-me”:

A voz que vem da nuvem e que diz: Este é o meu Filho muito amado escutai-O!; Escutai-O porque aquilo que Ele vos diz penetra em vós.

É necessário resistir á tentação de em vez de servir a Cristo, servir-se de Cristo para nosso proveito, para se promover, porque Cristo não está dentro de Mim; se Cristo está em dentro de mim acontece o amor verdadeiro e o serviço gratuito de amor.

O amor verdadeiro é o do pai e da mãe por um filho que está mal e por quem dá tudo. O amor verdadeiro implica sempre sacrifício.

Cristo em mim, dentro de mim, leva-me a renunciar ao meu comunismo, ficando no sofá, quando devia ir à Ultreia para preservar ou para dar-se àqueles que necessitam de mim.

Alguns dados estatísticos do Cursilho: A Cursilhista mais nova tem 44 anos e a mais velha 77 anos; a média de idades foi de 57 anos

Intendência recebida: Diocesana 275 mensagens; Internacionais 136 mensagens de 108 Dioceses de 20 países; Dioceses de Portugal 16 mensagens de 12 Diocese.

 

Veja aqui e aqui imagens deste evento.