O Papa Paulo VI descreve-nos alguns desses frutos do M.C.C.:

Os cursilhos são «palavra acrisolada na experiência, acreditada em seus frutos, que hoje percorre com carta de cidadania os caminhos do mundo». (28/05/1966)

«Sabemos de que bom espírito estais animados e quanto bem, silenciosamente, conseguir espalhar.» (23/11/1969)

Os Cursilhos dão bom fruto:

«Peregrinai pelas vias do mundo, levando em vosso rosto, a firmeza e serenidade, o segredo divino da graça. Que no mundo inteiro floresça em mil cores a amizade com Cristo.» (23/05/1966).

O Papa e a Igreja contam com os Cursilhos, que são fiéis à Hierarquia e à Doutrina da Igreja:

«Frutos copiosos foram colhidos por esta escola de cristianismo que chamais de Cursilhos de Cristandade: santamente renovada a vida doméstica e conforme aos preceitos da lei divina, promotora da vida paroquial (…)» (14/12/1963)

 O M.C.C. é uma Escola de cristianismo:

«A vossa vida inicia assim uma nova etapa: a do testemunho... Vivei o cristianismo plenamente, mesmo no ambiente profissional, em vosso trabalho. Uma forma autêntica de testemunho cristão é o empenho concreto, mantido pela graça e em colaboração com todos os homens de boa vontade, dispostos a edificar uma sociedade na qual seja possível a verdadeira promoção humana (…).» (26/05/1970).

A missão do cursilhista é dar testemunho cristão. Os cursilhistas são homens e mulheres que lideram grande parte da actividade dos leigos. São gente como você, que um dia ouviram e responderam ao chamamento: «Cristo conta contigo!».