Escrito por Secretariado do Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Viana do Castelo

O nosso estimado e querido Bispo Diocesano D. Anacleto Oliveira, deixou-nos inesperadamente, de forma trágica no dia 18 de setembro de 2020.

Este é um momento de grande tristeza e dor pela perda irreparável do nosso Bispo, grande amigo do Movimento dos Cursilhos de Cristandade e de todos os Cursilhistas da Diocese bem como de todos os diocesanos que ele muito amava.

O D. Anacleto era TUDO…para todos!

Grande entusiasta do Movimento dos Cursilhos de Cristandade da nossa Diocese, fazia questão de estar sempre presente nos momentos mais importantes do Movimento, mesmo que isso constituísse sacrifício acrescido às muitas missões como Pastor Diocesano.

Nunca escondeu a sua alegria em participar nas Clausuras dos Cursilhos, das quais dizia: “sempre levo das Clausuras mais do que aquilo que trago, faz-me bem-estar aqui convosco e sentir esta alegria do vosso encontro íntimo com Cristo. Não imaginam o bem que me faz participar nas Clausuras!”

Numa das últimas Clausuras de encerramento de um Cursilho de Cristandade, fez questão de referir que, nestes 10 anos como Bispo desta Diocese: “nunca faltei a uma Clausura de encerramento de um Cursilho, nem às Ultreias Diocesanas anuais”.

O mesmo acontecendo com a Escola do MCC em que sempre marcava presença presidindo à sessão de abertura da Escola e ao seu encerramento no final das atividades anuais, sendo conferencista em duas das Sessões de Escola em cada ano.

Sempre pronto «como os amigos verdadeiros» a dizer sim aos convites do Secretariado Diocesano do MCC, para estar presente em várias reuniões ou encontros da vida do MCC.

Amigo, simpático, acolhedor, de empatia imediata, o nosso querido Bispo D. Anacleto, tinha sempre palavras de estímulo e incentivo, que tantas vezes atenuavam as normais dificuldades e constituíam o antídoto necessário para continuar na caminhada de Envangelização deste Movimento de Igreja, sobretudo através da realização dos Cursilhos de Cristandade, da Escola do MCC, das Ultreias e nos ambientes do dia a dia de cada Cursilhista.

Neste contexto e tendo como reflexão S. Paulo, Patrono dos Cursilhos de Cristandade, tantas vezes D. Anacleto realçou a importância deste Movimento de Evangelização na nossa Diocese, através da sua ação Evangelizadora insubstituível, porque se desenrola predominantemente nos ambientes de cada um, onde tudo se desenrola.

Pela fé, acreditamos que Deus na Sua infinita Misericórdia, já o acolheu na Sua Glória e rogamos que junto de Deus, interceda por este Movimento e por toda a Igreja Diocesana de Viana do Castelo.

D. Anacleto ficará para sempre no nosso Coração, como ficam os verdadeiros amigos.

Obrigado profundo, D. Anacleto! Encontrar-nos-emos no Céu em “De Colores”!

Até à Eternidade!

Saudade…do Secretariado do

Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Viana do Castelo